As estudantes francesas, que participam da terceira edição do Intercâmbio Educacional realizado pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Jules Guesde International High School, de Montpellier, se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) para um bate-papo com o prefeito Felipe Augusto, na Casa de Cultura da Rua da Praia.
Acompanhadas por suas “irmãs” brasileiras da Escola Municipal Henrique Botelho, que viajam para a França em setembro, as jovens contaram sobre suas experiências com a culinária caiçara e sobre o que vivenciaram nos últimos dias na cidade.
As gêmeas francesas, Jade e Carla Gally, estão muito contentes com o que estão vivenciando. “Gostei muito da cidade, é bem diferente da França. Fiz novas amizades, provei comidas diferentes e adorei a praia”, disse Jade.
“São Sebastião é muito bonita e a comida é muito boa. Adorei comer arroz com feijão e farofa, e também o açaí, que não temos lá”, contou Carla.
A francesa Capucine Peugeot concorda com as amigas. “Aproveitei muito, tenho certeza que vou voltar com as meninas. Duas semanas é muito pouco. O que mais gostei foi o passeio para a Ilha Montão de Trigo, do passeio de barco e de tomar banho em águas cristalinas, como no paraíso, nunca vi igual”.
“Foi um presente que ganhamos e esperamos que elas tenham tido esse ganho também”, destacou a diretora da EM Henrique Botelho, Rosana Salvini Conrado.
“É a organização de um programa educacional e a realização de um sonho, que fortalece os laços entre as cidades. Investimos em Educação, no intercâmbio, fazendo essa troca de experiências, e investindo para que possamos ter cidadãos mais ricos em conhecimento”, disse o prefeito Felipe Augusto.
Tanto as estudantes francesas, quanto as brasileiras, receberam do chefe do Executivo uma bolsa confeccionada do Fundo Social.
Desde o dia 9 de junho, as estudantes estão participando de atividades culturais e de lazer, realizadas no contraturno escolar, incluindo passeios aos finais de semana. Nesta quarta elas tiveram seu último dia de aula no Brasil e no domingo (23), se despedem de São Sebastião. Fonte PMSS-Foto Celso Moraes