A Saguaecá (Sociedade dos Amigos da Praia de Guaecá) participará no próximo dia 21 de setembro do Dia Mundial de Limpeza de Praias, evento que vem sendo realizado desde 1986 pelo Ocean Conservancy (Centro para a Conservação da Vida Marinha), dos Estados Unidos, uma entidade sem fins lucrativos, apoiado pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Em São Sebastião, a ação, que acontece anualmente no terceiro sábado de setembro, será organizada pelo Instituto Terra e Mar, por meio de parcerias com diversas entidades sócio-ambientais, entre elas, a Saguaecá, que organizará um mutirão de sensibilização sobre importância da destinação correta do lixo na praia.

A ação da Saguaecá focará, também, a campanha “Guaecá sem Bitucas”, ocasião em que os frequentadores da praia serão alertados sobre o risco provocado pelas bitucas de cigarros deixadas na areia da praia.

Para a coleta de bitucas, a Saguaecá disponibilizou caixas coletoras de bitucas nas entradas públicas da praia. Toda bituca coletada é encaminhada para a reciclagem pela empresa Poiato Recicla.

As bitucas são transformadas em papel artesanal, por meio de um processo desenvolvido pela UnB (Universidade de Brasília). Somente entre os meses de maio e agosto deste ano, a campanha já coletou 7.537 bitucas apenas na Praia de Guaecá.

O local de encontro para o do Dia Mundial de Limpeza de Praias será em frente à entrada principal de Guaecá, onde está localizada a Polícia Rodoviária, às 10h.