O mês de outubro, o Espaço Cultural Circo Navegador homenageia grandes personalidades de São Sebastião, e receberá com muita honra Martine Blain, Priscila Siqueira, Da. Neide Palumbo e Camilo Terra. Segundo o diretor artístico do espaço, Luciano Draetta: “é nossa missão oferecer experiências estéticas e sensoriais raras e capazes de ampliar a ‘percepção de mundo’ da comunidade sebastianense”.

No dia 24, quinta-feira, às 20h lançamento da 3ª edição do livro “Genocídio dos Caiçaras” de Priscila Siqueira. Neste evento, haverá ainda apresentações culturais, contaremos com a presença da Da. Neide Palumbo, esbanjando talento e nos encantando com os causos caiçaras e uma conversa com o caiçara de São Sebastião Camilo Terra, da Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras- CNCTC que irá apresentar um panorama dos conflitos que atingem os caiçaras no Litoral Norte de São Paulo na atualidade.

O livro teve sua 1° Edição em 1984 e traz diversas passagens de violências e violações sofridas pelas comunidades tradicionais caiçaras de São Paulo e Sul Fluminense com o advento da rodovia Rio-Santos e a chegada da especulação imobiliária na região. Trinta e cinco anos após a primeira edição muitas comunidades desapareceram mas algumas ainda lutam e enfrentam o genocídio se articulando em associações ou coletivos ou tendo como parceiros instituições públicas e privadas que se dedicam a defender o direito dos Caiçaras. Um livro com três décadas e meia porém muito Atual!

Priscila Siqueira tem diversas publicações e é jornalista reconhecida internacionalmente, foi correspondente da agência Estado , tendo escrito para o jornal Estadão e Folha da Tarde. Natural do Paraná veio para São Sebastião na década de 1960 com um grupo de jovens recém formados que decidiram trazer seus conhecimentos em saúde e educação para essa região até então esquecida de São Paulo. Atualmente, se dedica à luta contra o tráfico de pessoas.

Camilo Terra é caiçara de São Sebastião, bacharel em direito pela UNESP, advogou para MST (Movimento dos Sem Terra) e CPT, em São Paulo e no Tocantins. Em 2016 retornou ao litoral onde luta com os “primos” e “primas” Caiçaras pela Cultura e território tradicionais. Em 2018 foi eleito coordenador pelo litoral norte de São Paulo na Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras- CNCTC.

Seguindo a programação, no sábado, 26 também às 20h, será apresentado o espetáculo de dança flamenca “Frederico Garcia Lorca, in memoriam”, no qual são compartilhadas notícias, curiosidades e impressões pessoais, através do som ao vivo da “Guitarra Flamenca” de Ricardo Sampaio e do Grupo Teatro-Dança Guadalquivir com o flamenco nos seus múltiplos aspectos: dança, canto e poesia.

A diretora e fundadora do grupo é a renomada bailarina francesa Martine Blain. Atuou como bailarina e coreógrafa em mais de 25 países, em filmes e óperas líricas além de ser fundadora da Compagnia Di Danza Les Coryphées em Roma. Desde que veio a São Sebastião ministrar um workshop, aqui ficou e constituiu o Grupo Teatro-Dança Guadalquivir, o qual já participou de vários eventos, festivais e manifestações culturais recebendo numerosos e valorosos reconhecimentos e premiações no Brasil e Argentina.

O Espaço Cultural Circo Navegador contribui no desenvolvimento sociocultural da cidade e se propõe a ampliar a capacidade crítica a partir de ações artísticas e de interação com a sociedade. As apresentações de artistas regionais e internacionais visam contribuir para a diversidade cultural de São Sebastião. A programação do espaço tem o compromisso com a qualidade e com as múltiplas linguagens artísticas.

O endereço do espaço é Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, em São Sebastião, pertinho do centro da cidade. Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas pelo 12-3892-2589 ou www.circonavegador.com.br.

Programação

LANÇAMENTO DO LIVRO: “Genocídio dos Caiçaras”

DATA: 24/10/2019 (quinta-feira)

HORÁRIO: 20h

INGRESSOS: Grátis

ESPETÁCULO: “Frederico Garcia Lorca, in memoriam”

DATA: 26/10/2019 (sábado)

HORÁRIO: 20h

INGRESSOS: R$20,00

Venda antecipada: 12-99101-9459

LOCAL: Espaço Cultural Circo Navegador

ENDEREÇO: R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião

TELEFONE: 3892-2589

CAPACIDADE: 50 pessoas www.circonavegador.com.br www.facebook.com/CircoNavegador