Congada de São Benedito é destaque neste fim de semana em Ilhabela
Um dos eventos mais esperados da cultura popular de Ilhabela começou na noite da última quarta-feira (11/5). A 16ª edição da Semana da Cultura Caiçara traz diversas atrações neste fim de semana, como a tradicional Congada de São Benedito, uma das mais antigas manifestações da cultura ilhabelense, além de apresentações musicais. O evento é realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e a Associação dos Congueiros de Ilhabela.
Como de costume, a programação da Congada de São Benedito começa no sábado (14/5), às 9h, em frente à Igreja Matriz, na Vila, com a Meia Lua, Baile de Congos e a Ucharia (almoço preparado e servido pelos devotos de São Benedito), prosseguindo durante a tarde. No domingo (15/5), a programação da Congada começa mais cedo com a Alvorada, às 6h, e também ocorre durante todo o dia.
A Congada de Ilhabela conta a história de dois grupos que se desentendem por quererem ambos festejar São Benedito. A dramatização faz-se com partes faladas, cantos e danças, ao som da marimba e de atabaques. Os congos ou congueiros, são divididos em dois grupos. O primeiro é formado pelos Congos de Cima, que representam os Fidalgos ou Vassalos, considerados cristãos, submissos ao Rei. O segundo grupo, são os Congos de Baixo ou Congos do Embaixador que são os pagãos, mouros ou infiéis.
Todos aqueles que participam da Congada de Ilhabela, o fazem por promessas. Os congueiros consideram-se “escravos” de São Benedito e nunca se apresentam em outra ocasião que não seja na festa de São Benedito. Fonte e Foto PMIB
Deixe uma resposta