A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES), Saúde (SESAU) e Educação (SEDUC), na última quinta-feira (31), reuniu-se com representantes da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA), e com a representante da Secretaria de Estado da Saúde, junto ao projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sandra Tutihashi.

O foco da reunião foi a assessoria do NECA para o reordenamento da Rede Protetiva de Crianças e Adolescentes que compreendem o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselhos Tutelar, além dos serviços de saúde e educação. A consultoria abrange o treinamento e a capacitação continuada de todos os profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com duração de um ano.

A Secretaria de Desenvolvimento Social foi representada pelo secretário adjunto Francisco das Chagas, Diretor Administrativo, Tiago Perão, Diretor de Centros de Referência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Henrique Simões, coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescente – SAICA “Casa Flor de Lis”, Franciane da Silva Lopes e pelo NECA, Dayse Cesar Franco Bernardi, psicóloga; professora Alice Duarte de Bittencourt, e psicólogo, Milton Fiks.

De forma inédita, o financiamento do projeto será com recursos provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com o Ministério Público (MP), que direcionou os valores ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Na ocasião, também foi apresentada, à nova fase do projeto BID, relacionada aos cuidados integrados, principalmente a crianças e adolescentes, desenvolvido em São Sebastião, com atuação da Secretaria da Educação (SEDUC), juntamente aos Grêmios Estudantis. 

A Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) tem como missão gerar e difundir conhecimentos e metodologias para aprimoramento, inovação e articulação de políticas de intervenção, em defesa de direitos da criança, adolescente, jovem e sua família.

O objetivo é a construção e a reconstrução permanente de uma estrutura coletiva de investigação que reúna e organize os pesquisadores e profissionais envolvidos, tanto no conhecimento das questões referentes à infância, adolescência, juventude e de suas famílias, quanto no das políticas e práticas direcionadas.