Alunos da Escola Municipal Professor Doutor José Machado Rosa, localizada na Vila Amélia, região central do município, finalizaram, na última quinta-feira (31), por meio do projeto ‘Horta Educativa’, realizado pelo Fundo Social de São Sebastião, em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), a pintura do sistema de Aquaponia, que combina a produção de vegetais sem solo com a produção de organismos aquáticos.

Os alunos, com a orientação dos professores da escola, finalizaram a pintura dos pneus de plantação e do tanque de Aquaponia, com desenhos lúdicos do  pintor, escultor e serígrafo brasileiro, Romero Britto.

A ‘Horta Aquaponica’ é um sistema que interage com a hidroponia, que é a plantação por água nos canos e peixe. Essa horta pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional, se trata de um sistema fechado.

Segundo o coordenador Guilherme Ruiz, os alunos estão adorando e logo já vão poder fazer a colheita da produção.

Horta Educativa

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Fundo Social de São Sebastião. Visa conscientizar sobre o meio ambiente, e com objetivo de estimular e incentivar nas crianças o hábito saudável da alimentação. Atualmente contempla 23 escolas, atendendo aproximadamente 8.500 alunos da rede municipal de ensino.

As crianças têm aulas teóricas e práticas, conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural. As atividades nas hortas são desenvolvidas por uma equipe de multiplicadores, que são educadores e professores da rede municipal.