A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPCSS) realiza a Pré Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião, no dia 30 de novembro de 2019, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Batuíra, no bairro de São Francisco, fase preparatória para a III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião.

A Pré Conferência visa avaliar todas as metas e ações propostas pela sociedade civil nos 26 fóruns setoriais realizados entre os anos de 2017 e 2018 e que foram organizadas na minuta do Plano Municipal de Cultura (PMC). As inscrições são online pelo link https://form.jotformz.com/ConselhodeCulturaSS/inscricaopreconferenciadecultura ou no credenciamento, no dia do evento, das 9h às 10h.

O Plano Municipal de Cultura é o instrumento de planejamento que irá orientar a implantação das políticas culturais no município de São Sebastião pelos próximos dez anos. Estruturado a partir das demandas da sociedade civil e formalizado por meio de Lei Municipal, o PMC visa a continuidade das políticas públicas e a ampliação da cidadania cultural.

A III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião é um evento que integra o Sistema Municipal de Cultura, de acordo com a Lei 2217/2012, mecanismo legal para se concretizar a democracia participativa em âmbito municipal, onde será finalizada e aprovada a minuta do Plano Municipal de Cultura que será encaminhado aos órgãos Executivo e Legislativo.

As datas da realização da III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião serão divulgadas nas próximas semanas.

Clique aqui e acesse o regulamento completo da Pré Conferência!

 

Cronograma da Pré Conferência abaixo:

I . SESSÃO PLENÁRIA INICIAL:

9h às 10h – Credenciamento;

10h – Abertura;

10h15 – Painel expositivo dos 5 EIXOS;

10h30 – Diagnóstico das Linguagens Artísticas e Culturais.

11h30 – Almoço coletivo no Centro Cultural Batuíra.

  1. GRUPOS DE DISCUSSÃO:

13h – Análise em Grupos de Discussão por Eixo.

III. SESSÃO PLENÁRIA FINAL:

16h – Apresentação das análises por Grupo em plenária.

17h – Votações;

17h45 – Encerramento.

 

Os participantes da Pré Conferência poderão participar dos Grupos de Discussão por Eixo temático do  Plano Municipal de Cultura de São Sebastião. Saiba mais sobre cada tema abaixo:

EIXO 1 – ESTADO E PARTICIPAÇÃO POPULAR: Dispõe sobre otimizar recursos, formas de financiamento, de estrutura administrativa e de recursos humanos do órgão gestor da cultura, fortalecer ferramentas de participação social e comunicação, monitoramento e avaliação. Gestão da política cultural municipal, alinhados ao Sistema Nacional de Cultura, com a consolidação do Sistema Municipal de Cultura, o fortalecimento do Conselho Municipal de Política Cultural e do Fundo Municipal de Cultura, bem como a criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais.

EIXO 2 – ESPAÇO URBANO E INFRAESTRUTURA CULTURAL: Dispõe sobre a qualificação dos equipamentos culturais existentes e implantação de uma rede que contemple todas as regiões da cidade. Articular modelos de gestão colaborativa com atores públicos e privados e formas de apoio a espaços culturais independentes, bem como promover a reapropriação dos espaços públicos com atividades artísticas e culturais, de maneira a possibilitar a difusão de iniciativas culturais pela cidade e a ampliação do acesso à cultura a partir de políticas e programas integrados.

EIXO 3 – PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: Dispõe sobre iniciativas para qualificar a preservação, manutenção e acesso aos bens e paisagens culturais do município, sejam materiais ou imateriais, bem como potencializar a conservação e disseminação dos acervos, por meio dos instrumentos de proteção, pesquisas, educação patrimonial e espaços museológicos. Políticas públicas de preservação e difusão do patrimônio cultural e da memória sebastianense, como também a valorização dos mestres, das tradições e das raízes populares do território.

EIXO 4 – FORMAÇÃO E DIFUSÃO: Dispõe sobre dar maior alcance às ações de formação e difusão cultural, por meio de iniciativas de experimentação artística, mediação cultural, bem como oferta de uma programação que atenda à diversidade dos territórios, linguagens e segmentos culturais. A formação cultural abrange desde a iniciação artística à formação técnica e de gestão cultural, dirigida seja à profissionalização seja ao uso do tempo livre. A criação de uma programação que contemple a produção local e de referência nacional e que contemple a diversidade cultural.

EIXO 5 – FOMENTO E ECONOMIA DA CULTURA: Dispõe sobre entender a cultura como uma política estratégica para o desenvolvimento de São Sebastião com mapeamento e estímulo das cadeias produtivas da cultura e dos arranjos produtivos locais. O investimento na economia da cultura com diversificação dos mecanismos de financiamento com ênfase na articulação em rede, no trabalho colaborativo, na inovação, na intersetorialidade e na formação para a sustentabilidade, além da promoção de eventos de articulação e acesso a mercados e realização de intercâmbios. Trata-se aqui de estudar e apoiar os diferentes elos das cadeias produtivas envolvidas nessa economia, possibilitando uma maior sustentabilidade das iniciativas culturais.

Mais informações pelo (12) 3892.2812 ou pelo e-mail conselhodeculturass@gmail.com.