Depois de oito dias, os alunos das Escolas Municipais Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do una e Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, ambas da Costa Sul, que estavam em Institución Educativa Privada José Carlos Mariátegui, na cidade peruana de Ica, retornam à cidade, nesta quarta-feira (04).

A experiência proposta pela Secretaria da Educação (SEDUC) levou os estudantes Nathiele Raissa dos Santos Santana, Paulo Henrique dos Santos Silva, Lívia da Silva Vieira, Jaqueline Cavalcante Cirqueira, Cauê Renan de Oliveira Maltarolli, Maria Clara Aparecida dos Santos, Paulo Wesley Galdino do Vale e Lucas Fonseca Gomes dos Santos, além das professoras Marina Gusson Carneiro da Costa e Maria Tereza Rodrigues, a vivenciarem intensamente a cultura peruana, por meio da participação em sala de aula, do Festival de Artes do Peru e da convivência com a família anfitriã.

Na despedida, os alunos se reuniram na escola que os acolheram e fizeram um tour com a bandeira do Brasil e de São Sebastião. Logo depois, prestigiaram danças peruanas.

Para a professora Marina Gusson Carneiro da Costa, foi uma vivência que ficou marcada pelo aprendizado. “Foi uma experiência muito enriquecedora, principalmente para os alunos que se divertiram muito, conheceram muitas coisas novas, aprenderam a falar espanhol e nós, professoras, conhecemos muitos sabores, costumes e paisagens diferentes. O que mais nos encantou foram as pessoas, pois os peruanos são muito gentis e muito amáveis”, comentou.

O aluno Cauê Renan de Oliveira Maltarolli contou como foi sua experiência no país vizinho e afirmou ter gostado muito. “O intercâmbio foi muito bom; desde já quero agradecer a prefeitura pela oportunidade. O que eu mais gostei foram as pessoas que nos receberam, eram muito carinhosas e receptivas; também amei ter amizades lá”, contou.