Neste sábado dia 18 , acontece no Morro do Abrigo a tradicional Festa da Folia de Reis, uma antiga manifestação cultural e folclórica, de fundo religioso, que acontece há séculos em nossa cidade. O evento inicia às 16h, no Espaço Folia de Reis situado à Rua Bernardo Cardim Neto, 850 e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana.

Da programação consta a apresentação da passagem dos três arcos, sendo no primeiro arco o anjo anunciando o nascimento do menino Jesus; no segundo arco a representação da virgem Maria, sob ela ficará a festeira e as crianças que representarão os anjos; e o terceiro arco representando o Rei Horodes, sob ele ficará o festeiro com uma espada, tentando impedir a folia de passar, encenando com os mascarados uma luta.

Haverá também o momento da saudação do presépio, a reza do terço e o jantar, finalizando com a passagem da coroa para os próximos festeiros.

De acordo com a organização, a Folia de Reis do Morro do Abrigo é uma tradição de família da cidade de São José do Barreiro, trazida há 56 anos, pelo mestre Mário Cândido, contra mestre Jaime Cândido e seus foliões. Hoje, é representada pelo mestre Jurandir Cândido e seus foliões. Em homenagem ao eterno mestre Mário Cândido, os festeiros deste ano são seus filhos Luiz Henrique Cândido de Oliveira e Lindalva Silva de Oliveira.

A Folia de Reis é uma tradição religiosa e tem o intuito de comemorar a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, levando com eles os presentes de ouro, incenso e mirra. O principal símbolo é a bandeira, pois possui uma aura de sacralidade, estabelecendo relação entre as pessoas e os Santos.

A apresentação é aberta ao público.