A Aldeia Guarani Rio Silveira, em Boraceia, Costa Sul de São Sebastião, recebeu a visita de profissionais do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e projeto Saúde do Saber, para realização de testes para detecção da Covid-19, nesta segunda-feira (13).

Nesta ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) da Prefeitura de São Sebastião, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), foram realizados testes rápidos sorológicos do tipo lgM/lgG, que identificam se a pessoa já teve contato com o coronavírus.

Para aqueles que apresentavam sintomas ou tiveram contato com pacientes confirmados para coronavírus o exame aplicado foi o de RT-PCR, que aponta a presença do material genético (RNA) do vírus. Ao todo, foram realizados 372 testes rápidos, sendo sete positivados, além disso, foram coletadas 21 amostras para investigação médica de PCR.

Atualmente, a aldeia conta com 430 índios cadastrados na Funai, sendo 90 famílias distribuídas em 120 ocas. O objetivo da iniciativa é avaliar estes grupos que são considerados vulneráveis por meio de testes rápidos e, desse modo, tomar as medidas necessárias para barrar a disseminação do vírus.