SS Comunidade SantanaSS Toque SantanaSSFazenda Novena Santana

Em 26 de julho a Fazenda Santana e o bairro Toque Toque Grande, de São Sebastião, comemoram com muitas atividades religiosas, o dia de Sant`Ana, mãe de Maria e avó do Menino Jesus.

Na Fazenda Santana as festividades começaram dia 18 com a sagrada novena e o tríduo à gloriosa mãe e educadora. Durante a semana moradores do Pontal da Cruz e suas famílias participaram das festividades no seu tradicional estilo junino com fogueiras e a deliciosa bebida Consertada, uma mistura de aguardente e xaropes naturais.

Hoje será ateada a última e maior fogueira e amanhã dia 26, as comemorações serão encerradas com a santa missa e barraquinhas de doces e salgados.

No bairro de Toque Toque Pequeno as comemorações à Sant`Ana aconteceram nos dia 23 e 24 com centenas de pessoas participando da missa campal realizada em frente à Capela de Nossa Senhora Imaculada e celebrada pelo pároco que abençoou os avós presentes. Em seguida, os fiéis de Sant`Ana acompanharam a procissão que passou pelas ruas do bairro.

Finalizando as festividades, foi oferecido à população local e turistas um saboroso boi no rolete, como acontece todos os anos.

A Festa de Sant`Ana é um evento tradicional das duas localidades que a celebram há séculos e hoje tem como finalidade, além de homenagear a santa católica, aproximar e resgatar a história das comunidades caiçaras. Fotos Maria Pecci Tavolaro