Uma baleia Jubarte foi avistada neste domingo 15 pela equipe embarcada do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos  PMP-BS próximo à Ilha dos Gatos, em São Sebastião. O animal, que media entre 7 e 9 metros, estava apenas de passagem pela região e encantou a equipe com alguns saltos.

Nesta época, as jubartes realizam sua migração anual rumo às águas tropicais e subtropicais para acasalamento e procriação, fugindo do inverno e das águas polares, hábito comum também a outras espécies de baleias. As jubartes permanecem no hemisfério sul até novembro e dezembro, quando retornam em busca de alimentos.

Para Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, as aparições desses animais têm crescido nos últimos tempos. “Estou aqui há 25 anos, e nos últimos anos a gente tem observado um aumento dessas ocorrências. Com o PMP-BS, será possível fazer um retrato mais fiel dos hábitos das baleias e dos cetáceos em geral. É importante lembrar aos marinheiros e mestres de embarcações na região que a aproximação a menos de 100 metros de qualquer cetáceo com o motor ligado é infração, de acordo com a portaria número 117/96 do IBAMA”, finaliza. 

Coordenado pela Univali,Fundação Universidade do Vale do Itajaí o Instituto Argonauta é oresponsável pela execução destas atividades no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Mantendo um Centro de Reabilitação em Ubatuba e uma base de estabilização em São Sebastião. Contando com uma equipe de 60 pessoas, entre técnicos veterinários e monitores locais nos quatro municípios da região – Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Ao avistar um animal marinho, vivo ou morto, ligar imediatamente para o Instituto Argonauta nos telefones: 0800-6423341 ou (12) 3833 5753. Fonte Instituto Argonauta