Dos 87 atrativos lançados pelo Observatório Litoral Sustentável no Mapa do Turismo Sustentável do litoral norte, 44 deles se encontram em São Sebastião, cidade com maior número de pontos turísticos. Segundo estimativa das prefeituras de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, só na virada do ano de 2016 a região recebeu mais de 1,5 milhões de turistas. Anualmente este trecho recebe cerca de 5,5 milhões de visitantes que chegam em busca de sol, praia e paisagens que fazem da região uma das mais bonitas do litoral brasileiro, repleta de atrativos naturais, culturais, esportivos e de atividades econômicas que proporcionam experiências valiosas para quem procura praticar outras formas de turismo.

Com foco no turismo sustentável, que leva esse nome por promover uma relação de respeito com o meio ambiente a partir da valorização das riquezas naturais e fortalecer a geração de renda para comunidades locais, o Observatório Litoral Sustentável lançou o inédito Mapa do Turismo Sustentável do Litoral Norte, em que constam os 87 atrativos turísticos nas quatro cidades.

Para visualizar o mapa em tela cheia clique em

http://www.gisurbano.com.br/mapa_semlegenda.html

Os pontos turísticos foram levantados durante reunião da Câmara Temática de turismo Sustentável do Litoral Norte, instância de participação do Observatório. A apuração e checagem de informações sobre os locais foram feitas pela empresa Manufatura de Ideias, que categorizou os pontos de acordo com o Sistema de Inventariação Turística (INVTUR), do Ministério do Turismo.

As atrações turísticas foram divididas em Atrativos Naturais (mergulho, mirante, observação de aves, observação de crustáceos, trilha/estrada/parque e turismo de aventura/ecoturismo); Atrativos Culturais (turismo cultural e gastronômico); Atividades Econômicas e/ou de Manejo (produtos da Mata Atlântica e maricultura ou vieiras), Esportes (esportes e eventos) e serviços (informações turísticas).

SS Sustentável Pesca
A atividade de pesca no Litoral Norte é intensa

Do total de atrativos, 44 estão em São Sebastião (19 culturais, 16 naturais, 6 econômicos e/ou manejo e 3 esportivos); 20 em Ubatuba (8 naturais, 4 culturais, 4 esportivos, 2 econômicos e/ou manejo e 2 de serviços); 17 em Ilhabela (todos naturais) e 6 em Caraguatatuba (5 naturais e 1 cultural)

Para a diretora de turismo de São Sebastião, Telma Della Mônica, o mapa servirá também como uma ferramenta para os hotéis. “O hoteleiro fica tão voltado ao seu negócio que se esquece do entorno e de vender atrativos. É muito gratificante ver a quantidade de pontos turísticos que a região possui”.

Moradora de Ilhabela, Luana Acosta Cristo, acha que existem pontos falhos na divulgação do turismo da região. “Existem muitas trilhas, cachoeiras e lugares especiais que não são divulgados pelas prefeituras. Com esse material, acredito que conseguiremos ampliar o número de turistas e garantir novas oportunidades de trabalho para os moradores”.

Uma das instâncias que o Observatório Litoral Sustentável possui na região é a Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte, que promove o debate público com o objetivo central de fortalecer e aprimorar a diversificação das atividades de turismo com foco principal no turismo de base comunitária.

Durante as reuniões da câmara, que começaram em maio de 2015, o Observatório percebeu que era importante buscar a aproximação com as comunidades tradicionais da região, que incluem caiçaras, indígenas e quilombolas. Segundo a coordenadora da CT, Isabel Ginters, a ideia do mapa surgiu para as pessoas ajudassem na identificação dos pontos turísticos e também se identificassem como atores do território.

“O mapa traz a possibilidade para o turista buscar no litoral norte mais do que sol e praia. É uma oportunidade para que ele contate alguém da comunidade e saiba como a população local vive. No decorrer da ocupação dos territórios vemos a extinção dos trabalhos tradicionais e, com isso, a queda da renda. O turismo pode ser um meio de emprego e subsistência dessas comunidades”, explica.

Praia de Massaguaçú
Praia de Massaguaçú em Caraguatatuba

Para que as comunidades conversem entre si e conheçam mais a atividade, criou-se uma estratégia de intercâmbio no qual se convida grupos que já possuem ações de turismo para contar as experiências aos que não trabalham com isso.

Em dezembro de 2015, o Fórum de Comunidades Tradicionais e o Observatório Litoral Sustentável promoveram uma vivência de Turismo de Base Comunitária na comunidade de Barra Seca, em Ubatuba, com participantes quilombolas, caiçaras e indígenas de Montão de Trigo em São Sebastião, e das regiões de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis.

“É um trabalho de empoderamento. Quando a comunidade está bem estabelecida no território, com uma cultura forte e promovendo o turismo, as chances de que haja uma remoção por motivos diversos são muito menos prováveis”, relaciona Isabel.

Se você tem alguma atração dos municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) para incluir no mapa, preencha o formulário abaixo:

http://www.gisurbano.com.br/


O Observatório Litoral Sustentável, fruto do convênio entre Instituto Pólis e Petrobras, foi construído a partir da necessidade de dar continuidade à participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista  para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe. Reflete, em especial, a necessidade de sociedade e  governos verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável, elaboradas e efetivamente implementadas de forma participativa durante o projeto Litoral Sustentável. 

Além disso, tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade. Fonte Observatório Litoral Sustentável