Roberto Vicente do Nascimento, presidente da Aspem (Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de São Sebastião), foi convidado pelo Comitê Olímpico para atuar como árbitro de vôlei sentado

Vicente, que participou do treinamento em São José dos Campos, foi chamado por conta de sua atuação na modalidade. Árbitro nacional de vôlei, já atuou em várias edições da Liga Mundial e do Gran Prix de Vôlei Feminino, além da Superliga, como juiz de linha, e será nesta função que irá atuar na Paralimpíada, na modalidade Vôlei Sentado.

No mês passado, o sebastianense foi homenageado – ao lado de outros árbitros – durante a realização do 60º Jogos Regionais disputados em Sertãozinho (SP). Na ocasião, a chefia do Comitê Dirigente, Fernando Gonçalves e Wilson Tonelli, mencionou que, apesar dos referidos árbitros terem sido convidados para participar da Paralimpíada, aceitaram, igualmente, o convite para arbitrarem os Jogos Regionais.  “Eles fizeram questão de retornar às origens e participarem conosco dos Jogos Regionais, mesmo a poucos dias do início da maior competição do planeta. São árbitros do maior quilate que compõem os quadros de suas  Federações e Confederações, mas que fazem  questão de patentear seu reconhecimento ao início de tudo”.

Paralimpíadas

As Paralimpíadas são um evento esportivo internacional que contam com a participação de atletas com deficiências sensoriais e físicas. Em sua 15ª edição, a competição será disputada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 7 de setembro (cerimônia de abertura) e 18 de setembro (cerimônia de encerramento). Ambas as cerimônias ocorrerão no Estádio do Maracanã e de acordo com estimativas, deverão participar mais de 4 mil atletas de cerca de 160 países.

Os Jogos Paralímpicos envolvem 23 modalidades:  atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo de estrada, ciclismo de pista,  canoagem velocidade, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5,  futebol de 7,  goalball (para portadores de deficiência visual), halterofilismo,  hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa,  tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vela e voleibol sentado. Fonte e fotos SECTUR