SS GatoNeymarQuem tem um animal de estimação deve se preparar para manter os cuidados básicos com os cães e gatos e seguir o calendário de imunização corretamente. Em São Sebastião, a Campanha de Vacinação Antirrábica começa na próxima segunda-feira (12), e se estenderá por todos os bairros da cidade até 30 de setembro, das 8h às 16h30. A expectativa é vacinar 11.669 animais entre cães e gatos no município, explica Wania de Araújo Moreira, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para atender toda a cidade, serão formadas duas equipes do CCZ, sendo uma na Costa Sul, com um veterinário e seis agentes de endemias, e outra que abrangerá Costa Norte e Centro com um biólogo e seis agentes de endemias. Os postos serão nos locais já conhecidos pela população e em outros como escolas, supermercados, praças, centros de lazer e também de casa em casa, em alguns bairros.

Segundo a chefe do CCZ, todos os cães e gatos, a partir de três meses, devem ser imunizados, inclusive fêmeas e animais que estejam amamentando. Os proprietários devem levar a carteira de vacinação de seus animais. Para quem não tiver, a carteira será distribuída na hora. Vale lembrar que os cães devem ser transportados com guias e os mais ferozes, usar focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente.

A  campanha de vacinação antirrábica também chega às comunidades isoladas como o caso da terra Indígena Ribeirão Silveira, em Boracéia, Costa Sul de São Sebastião, divisa com Bertioga. No entanto, a campanha ocorre com programação separada e a data ainda não foi definida.

A exemplo do ano passado, a equipe do CCZ, é preparada para imunizar e cuidar de todos os animais da aldeia com a ajuda da comunidade.

A campanha seguirá até o dia 30 de setembro atendendo, simultaneamente, todo o município. Além de postos fixos, haverá também atendimento de casa em casa como nos bairros das Cigarras, Guaecá – Pitangueiras, e na Costa Sul em Barra do Una, Juréia, Sítio Velho, Vila Sahy – Baleia Verde e praia das Calhetas.