Com a chegada dos carnets do IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano, muitos contribuintes de São Sebastião se assustaram com os altos valores cobrados pela gestão anterior e reclamaram da cobrança indevida junto a prefeitura da cidade.
Em razão da grande quantidade de moradores lesados pelos cálculos efetuados de acordo com o programa de geoprocessamento, que é um tratamento de informações geográficas por meio de softwares específicos e cálculos, utilizados recentemente pela gestão anterior, a atual administração criou uma comissão para reavaliar a cobrança que varia de 100% a 200% de aumento por moradia.
Alguns moradores tiveram acréscimo de metragem construída em seus imóveis sem que nada tivesse sido ampliado, resultando numa cobrança abusiva do imposto.
Geralmente o IPTU tem seus valores corrigidos através do IPCA, Indice da Preços ao Consumidor Amplo, considerado o índice oficial de inflação do país que neste ano ficou em torno de 8.8%.
Segundo fontes da prefeitura,que ainda não emitiu nota oficial sobre o assunto, até que todos os valores sejam recalculados pela comissão avaliadora, nada deverá ser pago.