O prefeito municipal Felipe Augusto já assinou o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil de São Sebastião que vai funcionar até o próximo dia 31 de março. O Plano tem por objetivo adotar medidas preventivas e corretivas na incidência de eventuais desastres naturais, principalmente em função das fortes chuvas, comuns na temporada de verão. As ações levarão em conta episódios como escorregamentos, inundações, enchentes ou cheias, alagamentos e enxurradas que colocam em risco os munícipes.
“A colocação em prática imediatamente desse plano é de fundamental importância para que possamos agir rapidamente nos casos graves que, esperamos que não venham a acontecer. Com base em informações que tivemos já no ano passado da Defesa Civil estadual, há a possibilidade do verão ter chuvas fortes acima do normal. Temos que estar preparados para evitar tragédias e proteger os cidadãos. Caso ocorram eventos naturais de risco, estaremos preparados para prestar os auxílios necessários e de forma rápida. “, comentou o prefeito Felipe Augusto.
O PPDC envolve o trabalho coordenado de 12 secretarias e departamentos da Prefeitura de São Sebastião. O plano contará ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros cujos comandantes também assinaram o documento em reunião realizada com a presença do prefeito municipal, além da Sabesp.
Haverá uma atenção especial voltada para 28 áreas de risco já devidamente mapeadas pela Defesa Civil Municipal. As áreas estão localizadas nos seguintes bairros: Topolândia, Olaria , Itatinga, Varadouro, Morro do Abrigo, Barequeçaba, Maresias, Toque-Toque Pequeno, Vila Queiroz, Boiçucanga, Camburi, Baleia Verde, Juquehy, Barra do Una, Paúba, Vila Sahy, Jaraguá e Canto do Mar. A área central também é motivo de preocupação especificamente por causa da possibilidade de inundações de ruas.