São Sebastião garantiu o 1º lugar no Prêmio Estadual CRO/SP de Saúde Bucal na categoria de 50.001 a 300 mil habitantes. Os dados apresentados para a seleção são relativos às ações de 2017. O resultado foi divulgado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP). Agora, a cidade concorre ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.

O Prêmio, dividido em três categorias, de acordo como o número de habitantes das cidades, enfatizou a promoção de políticas públicas de São Sebastião voltadas para a saúde bucal da população. Foram avaliados critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Uma das ações de destaque foi a fluoretação da água, na qual a água de abastecimento público serve como veículo para o flúor, elemento químico presente no ambiente, que no nível recomendado, ajuda a proteger a formação de esmalte e a prevenir a cárie.

Para o secretário de Saúde, Carlos Roberto Pinto, a premiação é o resultado de um trabalho árduo que recebeu a atenção necessária. “Nosso grande desafio era atuar na área de prevenção para minimizar os atendimentos na área curativa, e atingimos isso. Os índices que temos alcançado estão norteando a qualidade do trabalho do Departamento de Saúde Bucal e os benefícios que a população tem recebido. Já trabalhei como coordenador, chefe de divisão e diretor e hoje, como secretário, fico muito feliz da cidade receber esse prêmio”, disse.

O diretor de odontologia da cidade, Daniel De Capitani, disse que o prêmio significa que São Sebastião está no caminho certo. “O prefeito Felipe Augusto nos deu a oportunidade de reorganizar todo serviço odontológico com a criação do Departamento de Saúde Bucal e das coordenações, a implantação do serviço de urgência, a construção do Centro de Especialidades Odontológicas de Boiçucanga. Termos todos os serviços em todos os níveis de atenção, materiais de última geração, novos postos de atendimento com índices epidemiológicos impecáveis e profissionais trabalhando com excelência”, contou.

São Paulo também está sendo representado na etapa nacional pelas cidades de Serra Negra (até 50 mil habitantes) e Diadema (acima de 300 mil). Na edição de 2018 a premiação final será uma cadeira odontológica com equipamento completo. Em novembro, o CRO-SP fará uma cerimônia na Casa da Odontologia Paulista, na qual todos os municípios participantes serão homenageados.

Os municípios paulistas foram selecionados entre 43 inscritos. Segundo o presidente do CRO-SP, Marcos Capez, a premiação é um importante estímulo para que as cidades continuem trabalhando com seriedade. “Dessa forma, os municípios servem de inspiração para as demais do Estado. O CROSP incentiva a participação de todos”.

Rede de Saúde Bucal

A rede de Saúde Bucal de São Sebastião conta com 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e três protéticos que oferecem atendimento odontológico em 22 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos dois Centros de Especialidades Odontológicas; quatro unidades de urgência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e outras três unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga; três equipes de prevenção, que fazem escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários. Há também serviço de odontologia hospitalar, nos leitos do hospital.

Educação continuada

Desde o início de 2017 até agora 102.700 mil pessoas foram atendidas em todo corpo de saúde bucal do município. A Secretaria de Saúde promoveu nove capacitações para os profissionais, que participaram de outras três capacitações externas. A equipe participou do Congresso de Saúde Pública de São Sebastião, do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, da Reunião do Serviço Público Odontológico da Universidade Federal de Recife, assim como de capacitações em todas as reuniões gerais de Departamento de Saúde Bucal realizadas bimestralmente com todos os funcionários do setor. Fonte e foto PMSS