Desde o primeiro caso de Covid-19, o município de São Sebastião vem dando todo suporte e tratamento aos pacientes positivados do município.

Além da criação de duas unidades de saúde voltadas exclusivamente para síndrome respiratória e dos dois hospitais de campanha, localizados na região central e em Boiçucanga, a Prefeitura criou uma equipe de sentinelas – formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – que vem acompanhando e monitorando os casos de Covid-19, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

Essa equipe de saúde atua em casos em que o paciente não precisa de internação e pode seguir a medicação em casa, respeitando as exigências de uma quarentena (período que corresponde a 14 dias; caso os sintomas permaneçam, a quarentena é estendida e o trabalho de acompanhamento e monitoramento continua).

O trabalho das sentinelas é atender as pessoas com sintomas leves da Covid-19 e os pacientes que estavam internados nas unidades de síndrome respiratória, passaram para um quadro clínico estável e já podem continuar o tratamento em suas casas.

Além das pessoas positivadas, todos os contactantes intradomiciliares (familiares e demais pessoas que convivem com os pacientes) também são monitorados pelas sentinelas.

De acordo com as orientações do Manejo Clínico do Governo Federal, o contato dessa equipe pode ser feito dentro de até 48 horas.

A Secretaria de Saúde, mesmo com o aumento de casos no município, está se desdobrando para acompanhar diariamente todos os pacientes, dando sempre prioridade para os casos que exigem maior atenção, como os que pertencem aos grupos de risco.

Caso o paciente apresente alguma piora em seu quadro clínico, a equipe de sentinelas faz o direcionamento para a Unidade de Saúde Familiar mais próxima da residência dele, para que receba o atendimento adequado.

Quando o período de quarentena e de tratamento se encerra, o paciente recebe alta e, imediatamente, entra para o registro de casos recuperados.

A Prefeitura vem investindo pesado e lançando mão de diversos recursos para enfrentar essa pandemia e proteger a sua população do coronavírus.