A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aplicou uma multa de R$ 100 mil à empresa Seda Transportes, responsável pelo derramamento de cerca de 7 mil litros de Hipoclorito de Sódio no riacho que deságua no Canto do Moreira, em Maresias, Costa Sul do município. O acidente aconteceu no último dia 19, na descida da serra de Boiçucanga chegando ao bairro de Maresias e resultou, ainda, na morte do motorista que ficou preso às ferragens do caminhão.

O derramamento químico, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Saadi, causou a morte de vários peixes e crustáceos. No dia do acidente a prefeitura providenciou a contenção com barreira para coletar o óleo diesel que também vazou do caminhão e isolou a praia para evitar que os banhistas tivessem contato com os agentes químicos, além de retirar pescadores que estavam no local.

A multa foi aplicada pela falta de um plano de contingência da empresa afim de evitar danos maiores ao meio ambiente. O Instituto Argonautas fez a coleta de material para análise a fim de confirmar a causa da morte dos animais. Não haverá impacto posterior ao meio ambiente porque o hipoclorito evapora com o tempo. A Secretaria de Meio Ambiente estuda reposição de animais mortos no rio e pode cobrar os custos da empresa, já que a multa não contempla compensação pelo dano ambiental causado. Fonte PMSS