A travessia São Sebastião-Ilha bela ganhou novamente o reforço da balsa FB 25 que tem capacidade para transporte de 85 veículos. A embarcação ficou seis meses em reforma e conta agora com mais comodidade para os passageiros, incluindo com quatro novos banheiros (dois masculinos e dois femininos). O retorno da operação da balsa foi prestigiado pelo presidente da Dersa, Lawrence Casagrande e pelos prefeitos dos dois municípios, Felipe Augusto e Márcio Tenório.

Com o reforço da FB 25 a travessia terá sete balsas operando até o carnaval. O presidente da Dersa explicou que após a temporada de verão, outras duas balsas irão para a reforma geral e, no final do ano, retornam para o nosso canal. “Estamos ganhando em qualidade e agilidade, nã temos mais registrado longas filas de espera para a travessia”, enfatizou o presidente da Dersa.

Com o retorno da FB-25, maior embarcação das Travessias Litorâneas, o litoral norte conta hoje com mais 100 vagas, aumentando sua capacidade operacional para 261 veículos em cinco embarcações: FB-11 e FB-18, com capacidade para 36 veículos (cada uma); a FB-20, para 48 veículos; FB-Valda II, para 41 veículos; e a FB-25.

Conforme era esperado, o retorno da embarcação fez com que o tempo de espera para embarque/desembarque fosse reduzido significativamente, nos horários de pico da travessia. No último final de semana, por exemplo, o tempo de espera de saída da Ilhabela não ultrapassou os 40 minutos.

Os serviços executados no ferry-boat foram pintura geral; substituições eixos e hélices, parte elétrica; reforma do passadiço; e substituição dos equipamentos de salvatagem e combate a incêndio, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários.

A travessia de São Sebastião é a mais longa, com percurso de 2.400 metros, e a que mais sofre com os efeitos dos ventos e das marés, por ser uma travessia em mar aberto. Com certa freqüência, os fortes ventos na região paralisam os serviços nesta travessia.

Para tentar reduzir esta quantidade de paralisações, a DERSA contratou um estudo de ventos e marés junto ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no sentido de reavaliar a influência dos ventos sobre as embarcações atualmente utilizadas nesta travessia. O estudo do IPT será avaliado por todos os órgãos competentes e, se aprovado, poderá reduzir as paralisações em função da velocidade dos ventos em São Sebastião x Ilhabela.

Neste ano a DERSA investiu mais de R$ 90 milhões em todo o sistema de Travessias Litorâneas com a construção de uma terceira gaveta e reforma das duas atuais do lado de Santos; reforma em 14 embarcações que atendem os Litorais Norte, Centro e Sul para renovação do CSN; início das reformas das carreiras dos estaleiros de Vicente de Carvalho, Guarujá e Iguape, construção de um novo flutuante para Bertioga; e implantação da Bilhetagem Eletrônica nas travessias de pedestres de Vicente de Carvalho / Praça da República (Santos) e Santos / Guarujá, e modernização dos sistemas de monitoramento das embarcações e das filas.

Para 2012 está sendo projetado investimento de R$ 80 milhões no sistema. Serão construídas três novas balsas com capacidade de 60 a 70 veículos, uma delas para a Travessia São Sebastião/Ilhabela. Também serão compradas duas lanchas Catamarã para 350 passageiros cada. A entrega está prevista para o final do próximo ano.

Felipe Augusto e Márcio Tenório adiantaram que os dois municípios, a Dersa, a Marinha, a Companhia Docas (CDSS) e a SPU-secretaria de Patrimônio da União estão com negociações avançadas visando a construção de um novo terminal de embarque e desembarque da travessia. Os entendimentos envolvem também um novo sistema viário no centro de São Sebastião, com ligação direta da Avenida Guarda Mor com a chegada do Contorno Sul, na entrada do bairro da Topolândia, entre outras alterações urbanas.Fonte e foto PMSS e Dersa