Exibindo ANDRESANTOS_PMSS (1).JPG

Por meio do projeto “A Cultura Indígena e Afro Caiçara nas Escolas”, promovido pela Secretaria de Educação (SEDUC), a escola municipal de ensino infantil Algodão Doce, no Pontal da Cruz, região Central de São Sebastião, recebeu nesta sexta-feira (05/05) a visita de índios da Aldeia de Rio Silveira, de Boraceia.

O intercâmbio cultural permitiu que os visitantes interagissem com as crianças, através de músicas cantadas em guarani adaptadas para serem cantadas com menos cordas ao som de violão, violino, tambor e chocalho, brincadeiras e contação de histórias.

A diretora da unidade escolar, Maria Rosana Moreira Ribeiro, contou que o objetivo do projeto é valorizar a cultura indígena caiçara, que muitas vezes fica escondida. “Além desta valorização, queremos oportunizar que nossos alunos tenham contado com outros costumes”, disse ela.

O aluno Fábio Henrique Prata Jerônimo, de 5 anos, aprovou a iniciativa. “Foi muito legal. Gostei bastante de ver o arco e flecha de perto”, afirma.  Assim como Fábio, o estudante Guilherme Gabriel Fonseca Santos, também apreciou bastante o encontro. “Gostei muito de ouvir as músicas e ver a dança da tribo”, contou.

Para a pequena índia, Tatiana da Silva, de 8 anos, vir de Boraceia para conhecer a escola Algodão Doce valeu muito a pena. “Gostei muito, pois tinham crianças diferentes das que eu conheço”, relatou.

O cacique Adolfo Veramirim explicou que sempre que há o convite, a tribo comparece às escolas ou a outras instituições. “Essa interação é boa para os nossos jovens e para os de fora da aldeia também por poderem conhecer outras culturas”, avaliou.

A aldeia de Boraceia está aberta a visitações para passeios de convivência, trilhas de cachoeiras, vendas de artesanatos, produtos da aldeia e comidas típicas. Quem passar por lá também pode aprender mais sobre o canto e dança indígenas e a atirar de arco e flecha.

O contato para visitas deve ser feito diretamente com o cacique pelo telefone (11) 942-31-7570 ou pelo email adolfotimotio@gmail.com    Fonte PMSS- Foto Andre Santos