Com o objetivo de despertar nos alunos mais orgulho pela região Costa Norte de São Sebastião, por meio do conhecimento de moradores que hoje fazem história no mundo artístico, a escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, iniciou com alunos de 9º ano o Projeto “Janelas Abertas”.

Desenvolvido pelos professores Emanuel Rezende Araújo, da disciplina de Artes; Manuella Lisboa Gomes da Silva, de Língua Inglesa e pelas professoras de Português Giovana Flávia Oliveira, Marina de Campos Maia e Vânia Maria Matos, o projeto é dividido em quatro etapas que envolvem quatro ações – Patrimônio Humano: levará os alunos a ter contato com cinco artistas da Enseada e um mediador cultural do território; Patrimônio Paisagístico: envolverá os participantes com toda a paisagem da Costa Norte – fauna e flora da Mata Atlântica e Mangue; Patrimônio imaterial: mestres dos saberes tradicionais da região (mestre Jandira da Pesca; mestre Letícia Leonarda e Cida Leonarda que trabalham com raízes e plantas medicinais e mestre Dominguinhos, da Capoeira) estarão em contato com os alunos para transmitirem um pouco de seus conhecimentos e história; Patrimônio Imaterial: alunos irão visitar o inventário dos dois Sítios Arqueológicos da Enseada; do Sambaqui do Jaraguá e a Capelinha São Bom Jesus.

O professor Emanuel conta que haverá um intercâmbio cultural entre todos os alunos envolvidos e o patrimônio focado em cada etapa. Desde a última quinta-feira (25/05), alunos do 9º ano A até o 9º ano H da instituição, estiveram em contato com artistas que nasceram no bairro e tiveram projeção no mundo artístico e cultural.

“Nós iremos até estes lugares e pessoas virão até a  escola com o propósito de levar os alunos a conhecerem melhor estas experiências e potencialidades positivas. Isto tudo com o propósito de entender e valorizar a riqueza do território onde vivem para que tenham uma postura embutida de maior respeito e orgulho perante tudo”, relatou o professor.

Na sexta-feira (26/05), alunos simularam uma coletiva de imprensa com os integrantes da Banda Pescadores de Água Viva para saberem mais sobre a história do grupo nascido na Enseada.

Para a estudante do 9º C, Gabriela Girotto Mendes, 14 anos, esta foi uma experiência incrível. “Foi uma oportunidade muito boa de conhecer pessoas renomadas na minha região”, afirmou contente após o encontro.

Livia Sampaio Piccioni, colega de sala de Gabriela com a mesma idade, também aprovou a iniciativa. “Eu fiquei surpresa, pois achei que eles fossem mais velhos. Achei muito legal, por serem mais novos, souberam brincar e não deixaram a entrevista chata”, contou.

Entre os artistas envolvidos na primeira etapa, os alunos também puderam conhecer o violinista e regente, Raphael Tavares; a bailarina e coreógrafa, Michele Nunes; a mediadora cultural, Rubia Carla; o regente da Fanfarra Cynthia Cliquet, Gegê e a fotógrafa, Mel Braga.

Ao final de cada apresentação, os alunos são divididos em quatro equipes para a produção de textos bilíngues, ilustrações, fotos e áudio visual que ficarão expostos junto ao acervo da Galeria “Janelas Abertas”, que será inaugurada na unidade daqui a um mês. Fonte PMSS