Atendendo a Lei de responsabilidade fiscal, a Prefeitura de São Sebastião promoveu na noite de quarta-feira (31/05) a audiência pública de apresentação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) referente ao primeiro quadrimestre de 2017.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e os números mostram que a atual administração está conseguindo cumprir os seus compromissos fiscais. Além de pagar em dia todas as suas despesas, o relatório aponta também o equilíbrio da receita pública no período.

Do orçamento de R$ 649.564.096,56 previsto para este ano, incluindo os repasses para o FAPS, Câmara Municipal e as Fundações de Saúde e Cultura, os números mostram que foram realizados de janeiro a abril um montante de R$ 266.704.451,94. Das receitas realizadas no período, destacam-se as Tributárias e as Receitas de Transferências Correntes, com participação percentual de 54% e 34%, respectivamente, no total arrecadado no período.

A arrecadação de impostos, taxas e contribuições de melhorias totalizou o valor de R$ 145.248.056,56. Os números mostram que a prefeitura conseguiu, nesta área, contornar os problemas iniciais com a arrecadação do IPTU que somou no período o montante de R$ 101.265.305,21.

No que tange às despesas executadas no 1º quadrimestre de 2017, nelas compreendidas as despesas correntes e de capital, os números mostram um total de R$ 311.642.705,74 com despesa empenhada e R$ 155.347.906,22 com despesa liquidada.

Os gastos com a Folha de Pagamento dos servidores continuam sendo a principal despesa da prefeitura, totalizando de R$ 255.759.845,50. Isso significa 43,69% do orçamento, uma porcentagem abaixo do limite legal que é de 54%. Não foi computado nesta apresentação o reajuste dos servidores que ocorreu em maio e que deve elevar a despesas com pessoal para algo em torno de 48% do orçamento até o final do ano. Fonte PMSS Foto Celso Moraes