São Sebastião participou da 33ª edição do Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado em Brasília na última semana. O secretário de Saúde Henrique Simões esteve no evento como representante eleito dos secretários de saúde das quatro cidades do Litoral Norte.

Dentre os diversos assuntos, a unificação dos Blocos de Financiamento, a forma como o Sistema Único e Saúde(SUS) faz os repasses financeiros para custeio e investimentos, foi o principal tema de discussão, contando com a participação do professor de economia da saúde, Áquilas Mendes, o presidente do Instituto Rui Barbosa e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos, o secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal (DF), Humberto Fonseca, o assessor do Ministério da Saúde Marcos Franco e Carmino de Souza, presidente do COSEMS/SP, secretário de Saúde de Campinas representando a  Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Nesse histórico momento onde se resgata a possibilidade de uma distribuição de recursos públicos federais de forma equitativa, o planejamento da gestão para um modelo integrado de saúde é fortalecido, exatamente no momento em que os municípios estão discutindo e elaborando os Planos de Saúde para os próximos quatro anos”, comentou Simões.

Como representante Regional, o secretário de São Sebastião assinou um termo de compromisso para que o Município seja referência e apoio para tutores/apoiadores, gestores e profissionais de saúde de todo o Litoral Norte na execução do projeto apresentado no “Seminário da estratégia de apoio integrado aos gestores e profissionais de Saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes e suas consequências”.

Na ocasião, o secretário também esteve em audiência no Ministério da Saúde com o Coordenador Substituto do Departamento de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – GAB/DCEBAS/SAS, para verificar o andamento do processo da Irmandade da Santa Casa Coração de Jesus.

Durante o congresso o Ministério da Saúde também fez o anúncio do credenciamento e a liberação de verba para custeio da Equipe de Saúde da Família de Boraceia.