Passeata em homenagem à Semana Municipal de Prevenção às Deficiências contou com a união de diversos órgãos públicos
Uma caminhada pelo Centro Histórico do município, com o objetivo de conscientizar para a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências reuniu escolas, associações, ongs e cidadãos ligados à causa.
Centenas de pessoas participaram do evento que contou com a presença do vice-prefeito, Amilton Pacheco, sua esposa Emilie Pacheco e o Vereador Pedro Renato da Silva. A caminhada funcionou como um trabalho em conjunto das secretarias municipais, encabeçado pelas Secretarias da Educação (SEDUC), Saúde (SESAU) e a futura Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sociedade civil, além de diferentes órgãos públicos.
De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, 70% das doenças que causam deficiências, podem ser combatidas com a prevenção. “Essa ação foi mais uma oportunidade para abordarmos a importância da prevenção às deficiências, além de mostrar que mesmo com suas limitações, essas pessoas são capazes de realizar diversas atividades, minimizando suas dificuldades através dos atendimentos e serviços municipais, bem como a inserção social, inclusão escolar e atividades culturais”, explicou a coordenadora da Educação Inclusiva, da SEDUC, Mirielly da Cruz Souza.
Junto aos idosos e portadores de deficiências, participaram também alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Emília Pinder, Peteleco, da Vila Amélia e seus monitores, coordenadores e professores, entre elas, Daniela Teodoro e a Diretora Mirella Ramos que conduziram as crianças pelo Centro Histórico da cidade até o Anfiteatro onde foram realizadas as homenagens.
A passeata que iniciou às 14h, teve seu ponto de partida em frente a Secretaria da Educação, percorreu as ruas do Centro Histórico entregando folhetos de conscientização a população e terminou no anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia, onde demais atividades foram administradas, como apresentação do Coral de Libras da escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, show musical e depoimentos de pessoas portadoras de deficiências.
“Nosso objetivo de conscientização para esta caminhada foi alcançado. Contar a participação de tantas pessoas, sejam elas com deficiências ou não, foi emocionante”, finalizou Mirielly.
Deixe uma resposta