Professores recebem formação sobre gestão educacional
Diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação (SEDUC), participaram de uma formação com o consultor em educação e gestão, Renato Casagrande.
Ele palestrou no primeiro dia da Jornada Pedagógica realizada em agosto e agora retornou com a Formação em Gestão Educacional (FORMAGEST). A primeira etapa aconteceu na última terça e quarta (26 e 27) no auditório da FASS (Faculdade de São Sebastião).
No primeiro dia, foi feita reflexão sobre a escola de hoje e as competências que são necessárias aos diretores e coordenadores e o que precisam desenvolver para fazer uma boa gestão na escola. Também foram trabalhadas as quatro dimensões da gestão educacional: ambiente externo, resultados, ambiente interno e pessoas.
Já o segundo dia começou com uma autoavaliação. Depois de conhecer as dimensões, cada um viu onde estava posicionado nela, para observar onde estão com problemas e que competências não estão sendo bem desenvolvidas. E concluindo a formação, um planejamento para escola foi realizado.
A formação terá continuidade no mês de outubro através de atividades desenvolvidas à distância e em novembro Casagrande retornará para trabalhar a segunda etapa da formação.
Casagrande parabenizou a Administração Municipal e a Secretaria da Educação por realizar um trabalho como esse e diz que não adianta investir tanto na formação de professores se os líderes não forem capazes de mobilizá-los para a mudança. “Muitas prefeituras investem bastante na formação dos professores, mas os líderes não se sentem preparados pra fazer um movimento dentro da escola. Preparar o gestor seja ele diretor ou coordenador, é fundamental para que a gente avance na educação do país”, ressaltou ele.
A diretora da EMEI Peixinho Dourado, Priscila Vieira, diz ter adorado a formação. “Eu acho que dar continuidade com o trabalho do Renato foi excelente. Ele fala de uma maneira de que não é pesada, de assuntos, como ele diz, densos, e que, com o tempo e a nossa prática, incorporam isso para gente levar para as escolas, que é fundamental”, explicou.
Deixe uma resposta