Escola municipal recebe visita de cacique da aldeia de Boraceia

Escola municipal recebe visita de cacique da aldeia de Boraceia

Os alunos da EMEI Pingo de Gente, localizada no bairro Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, receberam a visita do cacique Mauro Awa Jexa-a, da aldeia Rio Silveiras, de Boracéia, para uma conversa sobre a cultura indígena. A atividade foi realizada através de uma parceria com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana (FUNDASS), na última quarta-feira (25/10).

O cacique compartilhou com os alunos sobre como é viver em uma tribo e esclareceu duvidas das crianças, desmistificando assim alguns conceitos equivocados geralmente pensados sobre os índios. Além disso, uma dança típica foi realizada com os estudantes.

O aluno Carlos Manoel Barbosa Macena, 6, achou que seria apenas uma pessoa fantasiada de índio, e se surpreendeu ao constatar que era mesmo o cacique da aldeia. Ele conta também que gostou da atividade e que a parte mais legal foi quando Mauro respondeu suas perguntas relacionadas ao cotidiano da aldeia.

A diretora da unidade escolar, Mayara Cravo Risther, afirma que a atividade ajudou na perda do medo e a conhecer a realidade indígena atual, além de mostrar a importância histórica. “Quando a gente pensa em um projeto de cultura caiçara a gente não pode esquecer que o índio faz parte dessa cultura caiçara, foi a partir dele, do negro e de quem veio de Portugal é que se formou a nossa comunidade caiçara”, declarou Mayara.

O cacique Mauro falou ainda da relevância de mostrar a cultura indígena atual, e porque o índio do século XXI é diferente do que era no século anterior, mas que a cultura ainda está dentro de cada um deles.

“É importante mostrar isso para as crianças porque elas continuam com a mesma ideia do passado. Hoje o índio é diferente, ele tem mais conhecimento, tem aprendizados nas escolas com as crianças indígenas. Como eu, que estudei e me formei, é a mesma coisa, então a gente acaba mostrando o outro lado”, ressaltou o cacique que é formado em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP).

Gostaria de dizer algo ?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*