Prefeitura acerta com Petrobras saneamento definitivo de área contaminada no Itatinga
A Prefeitura de São Sebastião deu o primeiro passo para resolver o problema de saúde pública e uso do solo que há cerca de 12 anos assola um terreno de domínio da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., conhecido como “área contaminada do Itatinga”, no bairro de mesmo nome, na Região Central do município.
Em uma reunião realizada ontem (07/02) entre a Prefeitura e a Petrobras, foram discutidas as ações de remediação que serão retomadas no local.
O contrato será assinado entre março e abril deste ano. Serão 18 meses de reparos.
Estiveram presentes o prefeito Felipe Augusto, o vice Amilton Pacheco, os secretários de Meio Ambiente, Anacleto Oliveira Neto; de Urbanismo, Luís Eduardo Bezerra de Araújo; da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ercílio de Souza; e de Assuntos Jurídicos, Luiz Felipe da Silva Lobato; além do diretor parlamentar Coringa; do ex-prefeito Luizinho Faria, assessor de royalties; e do diretor da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos.
Também participaram da reunião os vereadores Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), Elias Rodrigues de Jesus (pastor Elias), José Reis, Pedro Renato da Silva e o presidente da Câmara Reinaldo Alves (Reinaldinho).
Da Petrobras, participaram do encontro os engenheiros ambientais Fernando de Melo, Carla Gamboa e Flávio Bezerra; a advogada Rossana Rocha, e o gerente geral Gerson José Martins de Andrade.
“As gestões passadas não se importaram em encontrar soluções e iniciar diálogo para resolver problemas da área contaminada no Itatinga. Estamos nos recuperando. Estamos para assinar um novo contrato e vamos precisar da Prefeitura para que as soluções aconteçam”, disse o gerente da Petrobras.
Segundo ele, a Administração Municipal irá ajudar em questões técnicas. Serão feitas a interligação de linha de escoamento de lençol freático, remoção de solo da região e a demolição de uma casa. “Faremos o saneamento e entregaremos a área de volta para a prefeitura e para a comunidade”, avisou Andrade.
No encontro, foram levantadas hipóteses para o local, como a instalação de uma praça, um centro esportivo. “A prefeitura irá ajudar no que for preciso”, disse o prefeito Felipe Augusto. “Já estamos providenciando o projeto arquitetônico daquela área. Iremos apresentá-lo ao Ministério Público, ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e à Petrobras para haver um entendimento do que será instalado ali”, finalizou.
Deixe uma resposta