São Sebastião comemora hoje, 16 de março, seus 382 anos de emancipação político administrativa, condição que conquistou pelo empenho de seus cidadãos, entre eles Diogo Dias e Gonçalo Pedroso, sesmeiros responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região que contava com mais de uma centena de engenhos de cana de açúcar e um núcleo habitacional construído com os recursos das atividades da agricultura e da pesca. A localização do Porto, de grande calado, atraía os navios piratas e permitia que aqui ancorassem as grandes embarcações que transportavam o ouro vindo de Minas Gerais para a Europa.

Hoje, contando com quase 90 mil habitantes e uma costa marítima paradisíaca, São Sebastião revela para o mundo suas belezas naturais recortadas pela Mata Atlântica. O turismo é hoje uma das grandes fontes de recursos do município ao lado do Terminal Marítimo Almirante Barroso da Petrobrás, o maior da América Latina.

A cidade conta com inúmeras instituições governamentais, mas para ilustrar essa matéria relacionada ao dia da cidade, escolhemos homenagear o nosso Corpo de Bombeiros, hoje lotado em espaço oferecido pela Petrobrás, localizado na área central da cidade.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo começou oficialmente em 10 de março de 1880, após o incêndio ocorrido na Faculdade de Direito. Seu primeiro efetivo era composto de 20 homens, comandados pelo tenente José Severino Dias.

Em São Sebastião, um incêndio ocorrido no Córrego do Outeiro, provocado pelo vazamento de óleo na Petrobrás, gerou um movimento popular que resultou na instalação de uma unidade em 1985. A parceria com a Petrobras prevê a vistoria dos tanques de 2 em 2 anos.

São Sebastião hoje é guarnecida pelo 4º Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros, comandado pelo Capitão Neuton Kruguer Tallens Júnior e esta unidade integra o 11º Grupamento de Bombeiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O comandante da unidade de São Sebastião é o 1º Tenente André Smidi que tem sob sua coordenação um efetivo de 30 pessoas, trabalhando em turno de 7 bombeiros de prontidão 24 horas.

Segundo o Tenente André Smidi, as ocorrências em São Sebastião são, na sua maioria, resgates em acidentes de trânsito, incêndios na mata, retirada de animais em residências e os atendimentos 193 que significam o mais importante trabalho desta guarnição, incluindo a atuação dos guarda vidas em prontidão nas praias do Litoral Norte.

Um dos mais importantes pedidos da população sebastianense é a instalação de uma unidade na Costa Sul onde o tempo resposta deixa a desejar devido ao trajeto pela SP55 que dificulta o atendimento. Para muitos munícipes um veículo de menor porte que os caminhões ajudaria no suporte.

Na Costa Sul a guarnição do mar está sob o comando do Capitão Ricardo Júnior e o Litoral Norte é comandado pelo Capitão Rapassi.

A atuação desses homens e mulheres no nosso Litoral Norte é bastante significativa e digna dos maiores elogios e gratidão mesmo porque salvar vidas em ambiente inóspito e lugares de difícil acesso é missão para poucos e para isso é preciso vocação.

Portanto, nossos respeitos à guarnição do Corpo de Bombeiros, neste dia de aniversário da nossa cidade. É um conforto contar com todos eles no nosso cotidiano.

Cada centavo gasto pela corporação para salvar vidas é pago com os recursos dos impostos do cidadão. Cada tala, cada gaze, e todos os equipamentos utilizados nos atendimentos de emergência, incluindo o combustível, é dinheiro oriundo do trabalho do cidadão que tem em cada bombeiro o anjo da guarda de todos os dias.