A Pastoral da Juventude e integrantes do Grupo Teatral Narbonne, da Igreja Matriz de São Sebastião, vão encenar no dia 30, a partir das 20.30hs, no espaço cenográfico montado na Rua da Praia, o espetáculo Paixão e Ressurreição de Cristo, incluso no calendário oficial de eventos da cidade.

A encenação conta com a participação de 200 pessoas entre figurantes, bailarinos, equipe técnica e 56 atores que compartilham e vão transmitir ao povo, de forma emocionante, a mensagem de amor e salvação cristã.

O espetáculo é uma realização da Paróquia de São Sebastião e tem o apoio da Prefeitura Municipal que construiu na Rua da Praia um espaço grandioso, com mais de 10 mil m2, onde será realizada a encenação e onde também já estão sendo montados os cenários do Monte das Oliveiras, da Santa Ceia, os Palácios de Herodes e Pilatos e o Gólgota, colina onde Jesus foi crucificado. Ricardo Silva, integrante do Grupo de Jovens que participa da Paixão de Cristo há três anos e já interpretou um dos ladrões e o demônio, “ trabalhar a imagem de Jesus com todo o seu carisma é um desafio e uma oportunidade para fazer o que Ele mandou: “ide e fazei discípulos entre as nações”.

Maria Clara Gonçalves, jovem que interpreta Maria e faz parte da Pastoral da Juventude e dos Jovens Sarados, diz que é um sonho realizado estar neste papel e poder, com a sua fala, “tocar no coração de cada mulher e de todas as pessoas presentes para que elas possam amar Nossa Senhora como nós católicos a amamos”. Para ela, vai valer muito ter se envolvido neste trabalho de tantos dias de ensaio porque todos estarão no dia 30 atuando não cada um por si, mas todos por Jesus e para salvar almas.

Para Júlio Salles, ator do Grupo Narbonne que representou São Sebastião no espetáculo que conta a vida do santo e agora interpreta o apóstolo Pedro,          “ neste mundo moderno em que vivemos, temos que usar os melhores recursos para nos aproximar, evangelizar e humanizar o próximo, cada vez mais distante de nós. O teatro é uma forma de levar a palavra de Deus para todos”.

A Peça tem a direção de Carlos Pallmer, ator e diretor teatral há mais de 30 anos. Pallmer iniciou suas atividades artísticas na Igreja Matriz quando dirigiu pela primeira vez a encenação Vida de São Sebastião. A partir de então participou de cursos com Ester Gois, Maria Clara Machado e como funcionário público da Prefeitura de São Sebastião sempre desempenhou atividades ligadas ao teatro. Pelo segundo ano ele dirige a Paixão e Ressurreição de Cristo com os jovens e afirma que a participação da juventude no teatro tem evoluído muito no sentido de propagar a evangelização. A autora da adaptação do texto é a jornalista e pedagoga Luzia Prado.

Para o Padre Elimar Azevedo, pároco de São Sebastião, ver e acompanhar os fatos é mais oportuno do que ouvir ou ler um relato. Muitos  tem a necessidade de vivenciar, aprender e construir suas opiniões através daquilo que vê ou assiste e assim o teatro tem esse poder de permitir que o outro tenha a oportunidade de ver e fortalecer a sua fé. Grande incentivador da participação dos jovens, Padre Elimar afirma que este será um grande espetáculo.

O grupo de jovens agradece à Casa Esperança, Restaurante Família, Bem Bolado e a Revista Celebridades.

O espetáculo é uma realização da Igreja Matriz com o apoio da Fundação Deodato Santana, Cáritas e Prefeitura Municipal de São Sebastião. Fotos Marcos Bonello