Secretaria da Educação promove cardápio especial e atividades em comemoração ao Dia do Índio
Em comemoração ao dia do índio, 19 de abril, as escolas municipais de São Sebastião tiveram um cardápio diferenciado . A preparação para as crianças foi composta por carne em cubos com mandioca e milho, acompanhado de arroz e salada de repolho, além de melancia de sobremesa.
Para promover a conscientização e trabalhar o cardápio escolas desenvolveram também atividades relacionadas aos índios. Na creche Diva Bernardino, do bairro Canto do Mar, Costa Norte, durante a semana os alunos trabalharam o tema por meio de atividades como pintura e desenho. E no dia do índio os alunos do Maternal I B apresentaram-se para os demais.
Segundo a diretora Paula Melo, a conscientização da importância e preservação do povo indígena se faz necessário não somente no dia do índio. Em relação ao cardápio, ressaltou que “vivenciar um pouquinho da culinária indígena, enriquece o processo ensino-aprendizado”, disse Paula.
Na Escola Municipal Maria Alice Rangel e Escola Municipal de Educação Infantil Elefante Colorido, localizadas no Jaraguá, Costa Norte na Escola Prof. Dr. José Machado Rosa, localizada no Centro da cidade, índios do grupo Yaamyty Tkwa Satô, da tribo Fulni-ô, de Águas Belas de Pernambuco, realizaram uma apresentação de dança para os estudantes, além de conversar e esclarecer dúvidas a respeito de sua cultura. Ao final os alunos puderam dançar juntamente com o grupo e conhecer seu artesanato.
Para a diretora das escolas do Jaraguá, Gleice Sanches Alegri, o conhecimento combate o preconceito e gera o respeito. “A importância de se trabalhar a cultura indígena está em ensiná-los que os indígenas são a base da formação de nosso país. Eles foram os primeiros habitantes “de nossa terra”e por isso sua cultura deve ser respeitada e valorizada”, explicou a diretora.
Gleice destacou também que “além de proporcionar uma alimentação saudável, alinhar o cardápio às datas comemorativas é de suma importância para a reeducação alimentar dos alunos”, declarou.
Para o estudante da EM Maria Alice Rangel, Iago Gomes Barbosa, 9, a visita dos índios foi bem legal. “Eles tem muita cultura e artesanatos bonitos.”. O menino fala ainda do cardápio especial. “Estava muito gostoso”, completou o aluno.
Deixe uma resposta