Secretaria da Educação de São Sebastião realiza a 3ª Jornada Pedagógica
Com o tema “O Saber Docente Construindo Mentes Brilhantes e o Protagonismo Infanto-Juvenil”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), realiza nos dias 25, 26 e 27 de julho a 3ª Jornada Pedagógica no Espaço de Eventos da Rua da Praia, nos três dias a partir das 8h.
A ação tem como objetivo oferecer aos professores da rede e equipe gestora uma formação pedagógica na qual acumulam conhecimentos diversos voltados à área educacional que se transformam em práticas bem sucedidas.
Segundo a diretoria pedagógica, Nívea Maria, as expectativas para o evento são as melhores. “Desejamos que todos os profissionais da Educação aproveitem esse momento para partilhar ideias, ensinar e aprender na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da socialização de experiências positivas, dos valores e da cultura das escolas”, disse.
Participarão da 3ª Jornada Pedagógica aproximadamente mil pessoas que prestigiarão palestras e apresentações culturais de nomes como o historiador Leandro Karnal, o professor universitário Julio Furtado, a psicopedagoga Dra. Luciana Maria Caetano, o professor e assistente social Odilon Castro e os cientistas Wil, Gerson e Daniel.
As palestras abordarão temas como o trabalho de professores como um bem durável para toda vida, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relação afetiva no processo de aprendizagem e o poder da informação na era tecnológica.
Neuroeducação foi tema de palestra
Com o tema “Como tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso, levando em consideração as contribuições da Neuroeducação”, o professor Marcos Ragazzi, ministrou palestra durante a 3ª Jornada Pedagógica, no dia 25.
A palestra abordou os fundamentos da neurociência cognitiva do processo de ensino-aprendizagem que podem auxiliar os professores e gestores educacionais a entenderem o sucesso ou o fracasso de muitas estratégias, ações e interações pedagógicas. Tem como objetivos específicos: definir neuroeducação; identificar o perfil dos alunos do século XXI, apresentar o mecanismo gestor da mente; entender a importância do afeto no processo educativo; apresentar e exemplificar estratégicas, ações e interações pedagógicas, reconhecidamente, de sucesso e que são factíveis de serem aplicadas ao dia a dia da sala de aula; discutir as múltiplas barreiras da utilização dessas estratégias, ações e interações; construir um perfil (comportamental e psicólogo) de um educador que potencializa o aprendizado; e apresentar a importância de um educador, mais do que um “professor dador de aulas”, na vida de nossos educandos.
Marcos Ragazzi é licenciado em química pela Universidade de Brasília (UNB), professor de Ensino Médio e Pré-Vestibular há 31 anos. Também é autor de diversos livros, palestrante, membro do Conselho Diretor Pedagógico e diretor pedagógico executivo do Bernoulli Grupo Educacional. Marcos ainda é especialista com pós-graduação Latu Senso em Gestão Educacional, avaliação, psicanálise da criança e adolescente, tecnologia educacional e neurociências.
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