Crianças de Barequeçaba aprendem a utilizar alimentação saudável
Os estudantes das escolas municipais de Barequeçaba e Arco-íris participaram durante todo o bimestre de diversas ações sobre obesidade infantil e alimentação saudável.
O projeto criado pela Secretaria de Educação, que está na grade curricular de todas as escolas, prevê que as crianças tenham acesso a informações acerca deste problema e aprendam, de forma eficaz, maneiras de viver mais saudavelmente.
Os alunos Guilherme Santos, 9, e Vitória Thomaz de Souza, 9, contaram que as atividades vivenciadas na escola foram bastante importantes para a vida deles. “Além de trabalhos e pesquisas que pudemos realizar sobre a obesidade infantil, alimentação saudável, nós também começamos a praticar mais esportes. Todas as segundas e quintas-feiras, no contraturno, nós vamos com a professora Leda correr e caminhar na praia, estamos muito mais saudáveis, e paramos um pouco também de comer salgadinho, balas, chocolate e refrigerante”, afirmaram.
A diretora da unidade, Kelly Diniz, declarou que a integração de toda equipe escolar favoreceu muito o sucesso da ação. “As crianças interagiram, levaram os novos conhecimentos para os pais, trouxeram questões alimentares vivenciadas em casa para debater na escola, e depois disso, inclusive, houve mais aceitação das frutas e verduras na merenda”, explicou.
Segundo a professora Leda dos Santos, colocar na prática um projeto que tem a participação de todos é motivador, pois todos somam. “A vida saudável hoje em dia está em evidência, portanto, é essencial que a escola seja responsável pela formação de crianças mais conscientes. Depois da nossa atividade os alunos apresentaram maior responsabilidade na escolha dos alimentos corretos, já reconhecem os grupos alimentares como os energéticos e reguladores, por exemplo, foi maravilhoso”, disse.
Já a professora Rosana Rodrigues de Souza comentou que sua experiência foi bastante produtiva. “Trabalhamos com a literatura de forma lúdica, a fim de mostrarmos que a comida industrializada não faz bem à saúde e que é possível equilibrar tudo em busca de uma vida saudável. Fizemos também uma horta na escola e incentivamos as crianças a fazerem em suas casas, e o retorno tem sido ótimo”, concluiu ela. Fonte PMSS Foto Beatriz Rego
Deixe uma resposta