Fundação de Saúde conclui capacitação
A Fundação de Saúde Pública está encerrando nesta semana o ciclo de capacitação em “Acolhimento a Demanda Espontânea com Classificação de Risco” nas unidades de saúde da família.
A capacitação teve por objetivo a reorganização do processo de trabalho na Atenção Básica, através do acolhimento. Inicialmente foram realizadas capacitações para os profissionais médicos e enfermeiros, onde foi entregue a cartilha norteadora do trabalho, elaborada pela Diretoria de Atenção Básica em consonância com os manuais do Ministério da Saúde.
A classificação de risco avalia a demanda de atendimento, através da identificação por cores e garante o atendimento adequado ao paciente, de acordo com a necessidade da intervenção ser com prioridade ou de urgência.
Já o Acolhimento, é realizado por meio de uma escuta qualificada, que deve ser uma prática de toda a equipe de saúde, estando presente em todas as relações do cuidado.
“Através do acolhimento e da escuta qualificada, os profissionais de saúde podem avaliar a real necessidade do paciente dentro do serviço, e direciona-lo adequadamente dentro das unidades. A qualificação da atenção básica por meio do acolhimento visa diminuir as filas e o tempo de espera nos atendimentos trazendo, com isso, um serviço mais resolutivo e de melhor qualidade a população”, explicou a diretora da Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública, Izabelle Gonçalves.
Deixe uma resposta