Caminhadas pelos bairros

Com o objetivo de promover a evangelização, apontar melhorias na qualidade de vida das pessoas e colocar em prática os dons à serviço da comunidade, a Igreja Metodista está realizando no município de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura Municipal, o Projeto Uma Semana para Jesus, que se destaca como uma das maiores ações sociais que o município já vivenciou.

Cerca de 400 missionários oferecem atendimento diário a centenas de  moradores dos bairros da Topolândia, Itatinga e Olaria, uns prestando serviços e tratamento de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, veterinária e estética e outros se dedicando à evangelização, aconselhamentos e orientação jurídica.

Com a chegada dos missionários no último domingo, dia 14, uma caminhada pela região central da cidade marcou o início do evento e após concentração no Centro Histórico, eles se dirigiram para a Topolândia onde houve a celebração do culto que deu início ao projeto.

O projeto social e evangelizador dos Metodistas começou em 1996 em Goiás, mas foi em 2001, em Capão Bonito que as atividades religiosas tiveram início no Estado de São Paulo sendo São Sebastião agraciada em 2007 e agora em 2019.

Acolhida e orientações

Segundo o Pastor Julio Hora, a ideia do projeto partiu do coração e da compreensão de irmãos da igreja que, vivenciando a situação calamitosa da população, na área da saúde, durante décadas, resolveram trazer para o Estado de São Paulo o mesmo modelo de atendimento que foi implantado por eles em várias cidades brasileiras, ano a ano. “Neste ano foi possível um atendimento mais completo na área da saúde mesmo porque a parceria com a Prefeitura Municipal deu suporte a este que é o carro chefe do projeto que demanda mais atendimento social” Para o Pastor Júlio o seu grande sonho é chegar aos sertões da Barra do Una, Cambury, Sahy, de Maresias, da Reserva Indígena e outras áreas carentes, mata a dentro, onde muitas pessoas poderão ser alcançadas em 2020.

Quanto ao número de atendimentos, as estatísticas estão sendo feitas e os organizadores estão analisando, fazendo balanços e levantando dados dentro de um universo de mais de 10 mil moradores dos bairros gigantescos de São Sebastião. É importante frisar que, como retorno das atividades, é o valor do projeto em atendimento social que tem um grande peso na economia dos municípios por onde o projeto passa. Muitas cidades chegam a alcançar a casa dos 300 mil reais em atendimentos durante os 5 dias de atividades.

O trabalho feito com amor

Os missionários atuam na Escola Municipal  Iraydes Lobo Vianna do Rego onde são oferecidos os mais diversos atendimentos gratuitos e, na Escola Municipal  Verena de Oliveira Dória, o projeto oferece atividades especiais como teatro, músicas, brincadeiras, bazar de roupas, calçados e a E.B.F., Escola Bíblica de Férias para crianças. A alimentação e o pernoite acontecem na Escola Municipal da Topolândia onde também são realizadas as celebrações intercaladas como os cultos realizados na Igreja  Metodista de São Sebastião que fica situada no Centro da cidade, à Rua Prefeito João Cupertino 176.

O Bispo José Carlos Peres, da Terceira Região Eclesiástica de São Paulo, acompanha os missionários em todas as atividades religiosas e sociais realizadas em São Sebastião que tiveram início em 13 de julho e seguem até o dia 20.

Saúde, o carro chefe do Projeto

O projeto social segue até amanhã, dia 19, com todos os atendimentos e orientações, exaltando sempre a passagem bíblica de Jeremias 33:22 que mostra a força dos grãos de areia, tão pequenos e que por serem numerosos, formam as grandes montanhas e fazem a diferença.