Muito comum no século XIX, os saraus eram reuniões festivas em que música, poesia e danças eram apreciadas pelos espectadores. Pensando nisso, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação realizará, no Teatro Municipal de São Sebastião, o 1º Sarau do Projeto “Jovens em Atuação”.

As apresentações acontecerão nos dias (14/11) com a peça “Em busca do pássaro azul”, realizada pelas escolas da Costa Sul e pela EM Solange de Paula, e no dia (26/11) com a peça “O caderno perdido de Eros”, com alunos das escolas da Costa Norte e Centro. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com o objetivo de valorizar e revelar os talentos dos alunos, os grupos artísticos das 17 escolas vinculadas ao projeto Jovens em Atuação, apresentarão dois saraus regados por muita arte. As apresentações serão costuradas por um narrador protagonista que, ao final, trará a mensagem central do texto.

Confira a Sinopse:

Em busca do pássaro azul

Maria é uma menina que vive em um reino onde o Sol e a Lua se apaixonaram graças à alegria do povo incentivados pelo Nhô Príncipe, um jovem que vivia cantarolando pelo reino e contagiava a todos com sua música. Até que um dia o Nhô Príncipe foi amaldiçoado e aprisionado por Mefistófeles que o transformou em um pássaro azul, e a Lua, triste por não haver mais cantoria, se escondeu, fazendo com que o Sol, irritado com a ausência da amada, castigasse o povo, trazendo seca, fome e desgraça para todos. Maria, então, decide sair em uma épica jornada pelo (grande) sertão (veredas), encontrando em seu caminho muitos personagens da literatura, e buscando encontrar o pássaro que traria novamente a felicidade para seu povo.

O caderno perdido de Eros

Regada por muito humor e poesia, a peça inicia-se com uma discussão ocorrida no Olimpo, em que Afrodite (deusa da beleza) e Éris (deusa da discórdia) entram em conflito, pois Éris já não acredita mais na humanidade, já Afrodite acredita que ainda existe amor entre os humanos. A partir daí as duas fazem uma aposta que é presenciada e fomentada por Zeus (chefe do Olimpo). Para ganhar a aposta Afrodite entrega para seu filho Eros (Cupido) “O cadernos das histórias de amor da humanidade”, e exige que ele una os casais ali listados, todavia, Eros e seu companheiro Ângelo são figuras muito atrapalhadas e farão uma confusão na história da Literatura.