Ambulantes de São Sebastião lutam por auxílio emergencial no município.
Reunidos com o prefeito Felipe Augusto, depois de uma manifestação de mais de 10 horas, no dia 13 de maio, ambulantes de São Sebastião não conseguiram ser atendidos em todas as suas solicitações.
A pauta de reivindicações marcava três itens necessários para a categoria como a liberação de um auxílio emergencial, a devolução e isenção das taxas de licenças do comércio ambulante já pagas para o exercício de 2020 e a liberação do trabalho nas praias mesmo porque a maioria delas foi liberada para o esporte.
Na reunião que contou com uma comissão de 5 representantes da Associação de Vendedores e Ambulantes de São Sebastião (Avass), o Governo municipal anunciou a entrega de cestas básicas que começam a ser distribuídas imediatamente. O prefeito também determinou, através do decreto municipal 7804/2020, a prorrogação do prazo das licenças do comércio ambulante e de artesanato no município, dispensando, automaticamente a renovação das licenças de 2020.
Outra medida adotada é a possibilidade dos ambulantes e artesãos solicitarem o ressarcimento de taxas de renovação recolhidas neste ano, junto a Divisão de Tributação da Secretaria da Fazenda.
Para o presidente da AVASS, Adilson Reis dos Santos, a diretoria da associação está buscando o melhor para os ambulantes e que a reunião foi transparente. Ele afirma que os ambulantes são os mais afetados pelo isolamento provocado pela legislação que obriga a todos a ficarem em suas casas nesta pandemia de Covid19, impactando o trabalho dos ambulantes que não tem a quem vender seus produtos há mais de 60 dias. Por isso ele pede a ajuda mais concreta do prefeito, dentro de um plano destacado para a categoria, neste momento em que precisam trabalhar.
Em razão do não atendimento ao auxilio emergencial, Adilson explicou que o prefeito mencionou a falta de recursos da prefeitura e a necessidade de haver o aval do governo estadual para esta liberação.
Fizeram parte da comissão reunida com o prefeito, ambulantes do Centro, Cigarras, Juquey e da Baleia. A manifestação contou com a presença de todos os vereadores da Câmara Municipal e os vereadores Ernaninho, Elias, Neto, Pixoxó, Renato, Daniel Simoes, Reinaldinho e Gleivison Gaspar ficaram até o final do manifesto.
Deixe uma resposta