Projeto realiza soltura de pinguins nas praias do Litoral Paulista
O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos, executado pela Petrobras, realizou no dia 11/09, em parceria com o Instituto Gremar, a soltura de 31 pinguins no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Resgatados este ano, os animais, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), passaram por tratamento veterinário e, após a estabilização do quadro clínico, retornaram ao habitat natural.
A soltura foi realizada em alto mar, cerca de 45 Km da costa, respeitando as condições oceânicas do litoral paulista, explica o oceanógrafo Carlos Belruss, da Mineral Engenharia e Meio Ambiente, empresa responsável técnica pela execução do PMP-BS no estado de São Paulo. Segundo ele, os pinguins encontrados nas praias brasileiras, em sua grande maioria, estão em seu primeiro ano de vida e chegam desidratados e muito debilitados pela longa viagem de migração. “Normalmente, devido à migração, os pinguins encontrados estão abaixo do peso, exaustos e em alguns casos feridos. Além disso, animais encontrados mortos, através das necropsias, constatamos a presença de resíduos sólidos (lixo) no trato gastrointestinal”, afirma.
Desde o início do ano, mais de 4450 pinguins foram encontrados no litoral brasileiro. Muitos são resgatados machucados por embarcações, petrechos de pesca ou afetados pelos resíduos sólidos. Todos os animais marinhos encontrados são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário. Antes de retornarem ao mar, cada um dos animais recebeu um chip que permitirá o acompanhamento, caso reapareçam em outra região.
Ainda estão em reabilitação nas unidades do PMP-BS 81 pinguins, que, assim que estiverem restabelecidos, também serão devolvidos à natureza. “Trabalhamos com diversas organizações científicas para a execução e eficiência deste projeto, que tanto colabora com os órgãos ambientais na conservação e na gestão ambiental”, explica Daniele Lomba, Gerente Geral de Licenciamento e Conformidade Ambiental da Petrobras.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma condicionante do licenciamento ambiental para empreendimentos na Bacia de Santos e atua em quatro estados, desde Laguna/SC até Saquarema/RJ. O objetivo é avaliar a interferência das atividades de Exploração e Produção Offshore da Petrobras na Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e necropsia dos mortos.
Qualquer pessoa que avistar baleias, lobos ou leões-marinhos, golfinhos, pinguins, aves e tartarugas marinhas, vivos ou mortos, em praias da costa de SC, PR, SP ou RJ, pode acionar o PMP-BS pelos fones abaixo:
PMP-BS Área SC/PR e Área SP – 0800 6423341
PMP-BS Área RJ (Paraty a Saquarema) – 0800 9995151
Deixe uma resposta