Evento mundial, o Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar as mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e os exames necessários, além de batalhar por direitos como o atendimento médico e emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante a campanha, diversas instituições e órgãos governamentais trabalham o tema Outubro Rosa com o intuito de estimular as mulheres a realizarem os exames preventivos e, assim, conseguir detectar a doença antes que o quadro clínico se agrave.

No entanto, devido à pandemia de Covid-19, muitos eventos não serão realizados, visto que não é indicado promover a aglomeração de pessoas.

São Sebastião, consciente do tema abordado durante este mês, encontrou uma alternativa e irá realizar ações descentralizadas para continuar a promover a conscientização das mulheres.

Todas as unidades de saúde do município realizarão, em outubro, palestras explicativas para as pessoas nas salas de espera. Seguindo os protocolos sanitários decorrentes da pandemia, um profissional da saúde explica como é feita a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, a importância do autoexame das mamas, do acompanhamento médico, entre outras abordagens de relevância para a saúde da mulher.

Vale lembrar que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.