Merendeiras da rede municipal participam de oficina da Alimentação Escolar em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde da última terça-feira, 24/5, mais uma oficina da Alimentação Escolar com as merendeiras das escolas, no auditório do PEII, Polo de Educação Integrada de Ilhabela, na Barra Velha.
O encontro teve como objetivo discutir políticas de organização do dia-a-dia das cozinhas, além de fornecer informações sobre os cardápios oferecidos aos alunos da rede, explicar sobre o processo dos alimentos, bem como a prevenção de acidentes. Na ocasião, também foi apresentado às merendeiras o curso de panificação oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, destacou a importância do trabalho realizado pelas merendeiras. “Vocês são parte fundamental no processo escolar de cada criança na rede pública de ensino. Agradeço o empenho e trabalho de vocês, que sei que é feito com muita dedicação, amor e carinho aos nossos alunos, destacou a secretária.
Alimentação Escolar
A Prefeitura de Ilhabela, dispõe de um setor exclusivo para o fornecimento da alimentação escolar com qualidade para os alunos, do ensino infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, diariamente são servidas 8 mil refeições, além de 12 mil lanches. Isto significa 160 mil refeições/mês e 240 mil lanches/mês.
E todo alimento fornecido à rede segue rigoroso critério, acompanhado por nutricionista desde a chegada até a distribuição. O setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação conta inclusive com uma câmara fria para armazenamento e um caminhão frigorífico utilizado na distribuição nas escolas. “Temos um cardápio balanceado, elaborado semanalmente, e que inclui frutas e saladas todos os dias nas refeições”, salientou a nutricionista Michele Rocha. Nas escolas de ensino infantil (creches), além do café da manhã e almoço, as crianças recebem ainda dois lanches ao longo do dia. O leite em pó fortificado também foi incluído na alimentação das crianças.
A nutricionista conta que embutidos como salsichas e almôndegas foram retirados da alimentação escolar em Ilhabela. “A alimentação conta com variados tipos de carnes, supervisionadas desde a chegada até o preparo, e que integram o cardápio semanal”, enfatizou a nutricionista. As carnes congeladas e embaladas à vácuo chegam diretamente do fornecedor para a Secretaria de Educação e contam com o selo do SIF – Serviço de Inspeção Federal. Até uma padaria própria integra a estrutura do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Nela são produzidos cerca de 5 mil pães diariamente.
A alimentação escolar conta ainda com cardápios comemorativos, como a Semana Caiçara, Páscoa, Dia da Criança, Aniversário da Cidade e Dia de Ação de Graças. De acordo com a chefe da Alimentação Escolar, Selma Garcez, além de todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor desde a chegada dos alimentos até o preparo pela merendeiras das escolas, há também um Conselho de Alimentação Escolar (CAE), formado por representantes da Prefeitura, professores, pais de alunos, funcionários das escolas e entidades civis. Este conselho faz vistorias mensais e avalia as condições das cozinhas, manipulação dos produtos, entre outros itens. Fonte e foto PMIb
Deixe uma resposta