A 43ªSemana de Vela de Ilhabela foi decidida no último sábado, dia 9 de julho, consagrando os campeões desse que é o maior evento de vela oceânica da América Latina do qual participaram 136 barcos em 13 classes diferentes. Organizada pelo Yacht Clube de Ilhabela, a competição foi bastante disputada e praticamente determinada na última regata.

O quinto dia da Semana de Vela contou com a chegada de uma frente fria no litoral norte, trazendo muito vento, sol e resfriamento da água do mar. A mudança do tempo, rara em Ilhabela, levou os velejadores a empregar mais atenção e força na competição para evitar avarias nos barcos.

Depois de muita recontagem o título da ORC ficou com o Miragem, comandado por Paulo Roberto Freire que somou 37 pontos, três a mais do que San Chico 3 de Francisco Freitas

O Miragem teve como timoneiro o catarinense Matheus Dellagnello, campeão do Pan de Guadalajara 2011 e da Semana de Vela 2013.

Da classe IRC Geral o vencedor foi Rudhá, com Guilherme Hernandez que contou com a participação de Ernesto Breda em equipe, um dos ícones de da vela oceânica nacional

Na classe HPE 30, que está tentando se desenvolver, foi vencedor o Phoenix com André Bochecha Fonseca o primeiro em 10 das 11 regatas realizadas.

A classe C30, muito disputada em competições oceânicas, das quais participam tripulações reconhecidas e experientes, teve como estreante Cesar Gomes Neto, vencedor das 11 regatas. O fato de ser campeão em Ilhabela encheu de satisfação o velejador que competiu com o barco Katana.

Classe estreante, a J70 teve 5 representantes disputando as 8 regatas. O Cloud Nine de Phil Heagler foi o campeão.

A Star foi a última classe a participar da competição na quinta feira, dia 7 de julho. Classe tradicional com seis medalhas olímpicas para o Brasil, consagrou a dupla Jorge Zariff e Arthur Lopes vencedora das 6 regatas.

A RCS Geral, categoria que reúne o maior número de barcos, consagrou campeão o Asbar de Sérgio Keplakcz, Na  A foi campeão o Kalymera, com Antonio Paes Leme. Na B o próprio Asbar, na C o Rainha Empresta Capital com Leonardo Pacheco e na Silver o BL3 com Clauberto Andrade.

Entre os clássicos, classe que reúne  veleiros antigos, a Airies III com Alex Calábria, foi o campeão.

Na classe Bico de Proa, o Bacanas III levou o título dentro do critério desempate com Chistian Lundgren que competiu com a família à bordo.

No sábado, dia 9 o Navio Cisne Branco, veleiro utilizado na formação das Forças Armadas, participou do tradicional desfile de embarcações no canal de São Sebastião.

O evento esportivo contou com extensa programação cultural, palestras e gastronomia que aconteceram no Centro Histórico de Ilhabela.