SSFogueira
Uma grande fogueira foi erguida pelos moradores e devotos de Santana

A tradicional Festa de Santana 2016, teve início no dia 18 de julho e se estendeu até  26 de julho, dia consagrado à santa católica. As atividades religiosas foram marcadas pela participação de muitos fiéis no Tríduo dedicado à Santana e na Ladainha de Nossa Senhora, presidida por Nelson Manoel do Rego Filho e Eduardo Hipólito do Rego que, juntos aos devotos, conduziram as celebrações e as orações de louvor .

SSBoi Investe
O Boi Investe, alegria da criançada

Um dos momentos mais marcantes foi a realização da tradicional missa de Santana, celebrada no dia 26, pelo padre Alessandro Henrique Coelho, vigário paroquial da Catedral em Caraguatatuba que destacou a importância da presença de Santana como mãe, avó e educadora em nossas vidas. Padre Alessandro atraiu para o altar todos os avós participantes da cerimônia, parabenizando-os por estarem presentes na vida de seus filhos e netos. Ressaltou a importância da família em nossos dias e o valor religioso da continuidade da festa em louvor à santa, realizada há centenas de anos na Fazenda Santana, local considerado de grande importância histórica para a cidade de São Sebastião. Em seguida, pediu para todos as bençãos de Santana e São Joaquim, avós de Jesus. A missa teve a participação do grupo musical litúrgico da Igreja do Pontal da Cruz, paróquia onde está situada a Fazenda Santana.

As festividades na Fazenda Santana foram marcadas pela instalação de barraquinhas de guloseimas e de bebidas montadas com o apoio da Prefeitura e da Sectur. Foram realizadas apresentações de bandas e cantores locais, a distribuição da Consertada, bebida tradicional produzida na fazenda, a queima de uma grande fogueira feita pelos devotos com madeiras e troncos de árvores derrubadas pelas tempestades do último verão e a exibição do Boi Investe que ocorreu simultaneamente no dia 25, concretizando a parte recreativa da festa.

Eduardo Hipólito do Rego destacou a importância da participação das novas gerações dando prosseguimento a esta tradicional Festa de Santana pelo seu valor religioso e cultural da Fazenda e da cidade de São Sebastião.