O sebastianense vai escolher nesse domingo, dia 2 de outubro, aquele que irá administrar o orçamento estimado em R$ 521 milhões, um dos mais altos do litoral norte, e assim legitimar o poder político pelo sufrágio universal.

O cenário das eleições em São Sebastião, matizado pelo alto índice de indecisos que supera 30% do eleitorado,está nebuloso.

Confusão entre militantes do PSDB e do PP, durante o debate no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) deixou uma vítima do spray de pimenta e também marcou essa campanha regada a denúncias e pedidos de cassação de candidaturas e anulação de pesquisas. Uma delas, com resultado duvidoso, teve o pedido de liminar formulado pelo candidato Wagner Teixeira acolhido pelo juiz eleitoral de São Sebastião, Paulo Guilherme de Faria que suspendeu a divulgação do resultado cuja vantagem era atribuída ao candidato do PSDB. Segundo o juiz, o questionário induzia as respostas e não foi respeitada a delimitação de bairros conforme o censo de 2010 publicado pelo IBGE.

Hoje uma nova pesquisa foi suspensa pelo  juiz eleitoral de São Sebastião  a pedido da coligação de Felipe Augusto. Realizada pelo Instituto Perfil, estava prevista para ser divulgada no próximo sábado  mas o juiz entendeu que houve falha na distribuição de entrevistados pela faixa etária provocando distorção nos resultados.

Essa foi uma  campanha difícil, sem recursos, realizada em curto espaço de tempo, fatores que impediram os candidatos de levar suas propostas ao eleitorado, impossibilitando a população de conhecer mais profundamente os programas de governo para os 100km recortados de praias do município. Fica a certeza de que o eleitor vai votar em quem conhece e que a boca de urna vai fazer a diferença, já que a Lei das Eleições – Lei nº 9.504, no seu artigo 39-A, diz que é permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Na foto, eleitores de Maresias que compareceram ao comício de Wagner Teixeira.