A apresentação do maestro Almir Clemente, à frente da banda Municipal de São Sebastião e da Orquestra Popular de Ilhabela em espetáculo realizado pela primeira vez em São Sebastião, surpreendeu a plateia  que participou do encerramento das atividades deste ano, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia.

A proposta do maestro Almir Clemente, foi possibilitar o congraçamento dos músicos apresentando um trabalho diferenciado para o público. “A Orquestra Popular tem a formação de uma Big Band tradicional misturando instrumentos de sopro, saxofone, palheta, trompetes e  trombones e também eletrônicos. Já, a Banda Municipal é composta de instrumentos de sopro e percussão, um trabalho 100% acústico”, explicou o maestro.

As apresentações começaram com o som jazzístico da Orquestra Popular de Ilhabela passando pelo som de Duke Ellington, de músicos nacionais importantes como Moacir Santos, arranjos do maestro Nelson Aires, entre outros, com a participação da cantora Bárbara Rodrigues. Depois foi a vez da união dos músicos com a Banda Municipal que apresentou ritmos pop e pot-pourri com canções de Tim Maia, entre outros sucessos.

A união das duas formações agradou o público que tomou conta da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. Cerca de 200 pessoas participaram cantando, acompanhando com palmas e ovacionando a apresentação dos músicos. Nascido em São Sebastião, mas morando atualmente em São José dos Campos, Paulo Alexandre, que também é músico, acompanha o trabalho da Banda Municipal e todas as oficinas de música da cidade. “É fantástico, um som de muita qualidade e a estrutura de jazz com pop ficou muito legal”, disse.

Já quem visitava a cidade no fim de semana se surpreendeu, como Nilson Pillot, de Guarulhos (SP), que não conhecia o trabalho e passou a se interessar pelos projetos do município. “Esse contato com a cultura é muito bom. Vale a pena assistir e conhecer. A gente vê que a cidade não tem só praia”, afirmou.

Amantes do jazz, Rafael Siqueira e Daniela Aparecida, de Jacareí (SP), também se surpreenderam com o trabalho da Orquestra de Ilhabela e da Banda Municipal. “O trabalho é muito bom. Adoro jazz e som de Big Band”, comentou Rafael que também é músico. Já, Daniela adorou a noite e jazz e a mistura de formações. “Essa música é a melhor que tem”.

Para quem curte ou quer conhecer o trabalho, a Banda Municipal volta a se apresentar aos domingos, a partir de 8 de janeiro, às 20h30, na Sectur. O maestro Almir Clemente inovou e queria encerrar as atividades do ano com chave de ouro. E conseguiu! Fonte e fotos PMSS