A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (Acess), juntamente com a Secretaria de Educação realizaram no último dia 10, reunião com os papeleiros da cidade para divulgar as listas de material e o valor do convênio do projeto “Vale Material Escolar”, que será de aproximadamente R$ 1.400.000,00, e que será firmado com a prefeitura nos próximos dias.

De acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria de Educação, Fábio Aranha, o projeto criado pela Administração Municipal irá fomentar o comércio local que se encontra estagnado. “Ao abrirmos uma licitação para o kit escolar qualquer empresa do país que atenda aos requisitos do edital poderia ser beneficiada, e desta forma nós estamos favorecendo a economia do município, fazendo com que o dinheiro fique na cidade”, disse.

O encontro serviu também para elucidar os comerciantes acerca dos detalhes do “Cartão Educação” que será utilizado pelos estudantes da rede municipal de ensino para a compra do material escolar em todos os segmentos – infantil, fundamental 1 e 2. Na ocasião, foi estipulado prazo para definição de quantos papeleiros irão aderir ao programa.

Durante a reunião, os empresários do setor puderam entender como será feito o procedimento de venda do material, bem como a utilização do cartão, que será feita por meio de software online.

Segundo o coordenador de produtos da Facesp, Ronaldo de Abreu, após o início das operações o cartão ficará válido por 60 dias. “O dinheiro do cartão que não for utilizado pelo estudante durante o período estipulado será devolvido para a prefeitura”, disse.

Para Eduardo Cimino, presidente da Acess, o valor do convênio que será celebrado entre a Prefeitura de São Sebastião e a Associação é o maior da história. “Nossa cidade está inovando, e, principalmente, investindo de maneira exemplar na educação de crianças e jovens e ao mesmo tempo impulsionando o desenvolvimento comercial de toda cidade, de Costa Norte à Costa Sul”, concluiu.