A equipe de nutrição do Departamento de Planejamento da Secretaria da Educação (Seduc) realizou reunião com o departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com a Secretaria Estadual de Agricultura para debater a ativação da indústria de beneficiamento de pesca.

De acordo com a Secretaria de Educação, a usina de beneficiamento irá fomentar o comércio pesqueiro no município. Lembrando que já existe uma verba destinada para o setor de aproximadamente R$ 20 mil por pescador, que não é utilizada e que beneficiaria a comunidade.

A verba que é de origem federal visa atender as necessidades da introdução da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar, entretanto, os pescados vêm sendo adquiridos em Santa Catarina, devido à cidade não possuir as licenças e registros necessários.

Atualmente, a rede municipal possui cerca de 15 mil estudantes, que consomem o pescado a cada 15 dias, contudo, a Seduc pretende inserir o alimento no cardápio duas vezes por semana nas formas mais variadas, como por exemplo hambúrguer , carne moída, nuggets, filés entre outros, o que irá proporcionar a movimentação de várias toneladas por ano de diversos tipos de pescado. Fonte e foto PMSS