A comissão formada por representantes das prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, Companhia Docas (CDSS), Dersa e Marinha do Brasil, reuniram-se novamente  para dar continuidade aos estudos visando o novo sistema viário, área de embarque e desembarque da balsa e novas instalações prediais das partes envolvidas nos projetos. Esta comissão avalia a permuta de áreas públicas em São Sebastião que são importantes para a viabilização dos projetos. A Cetesb e os vereadores sebastianenses e ilhabelenses também tomarão conhecimento dos projetos, em reuniões agendadas para esta quinta-feira (23/02).

São muitos os interesses públicos a serem alcançados, notadamente no lado de São Sebastião, e por isso a iniciativa dos projetos partiu do prefeito Felipe Augusto, que prontamente contou com o aval do prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, cujo município terá um imóvel estratégico do lado do continente. Os projetos envolvem a expansão da Avenida Guarda Mor Lobo Viana para conexão com a chegada do Contorno Sul ao Porto de São Sebastião, na entrada do bairro da Topolândia; a ocupação do terreno ao lado da Área de Lazer e Eventos da Rua da Praia; expansão da área de embarque da balsa; e novas acomodações para a CDSS, Dersa e Marinha do Brasil.

Na esteira desses projetos, além da nova Guarda Mor, e a reestruturação do sistema viário central para evitar congestionamentos com a chegada da estrada e facilitar o acesso à balsa, estão a implantação de uma marina pública com novas estruturas turísticas, de lazer e cultura na Rua da Praia; e um novo hospital central. Os projetos serão submetidos aos órgãos municipais e estaduais e também às instancias superiores da Marinha. A intenção é que sejam deflagrados ainda este ano para a finalização coincidir com o término das obras do Contorno Sul. Fonte e foto PMSS