O prefeito Felipe Augusto reuniu-se neste sábado (20/05) com diversas associações de bairro da Costa Sul de São Sebastião. Em Barra do Una, o chefe do Executivo expôs ações administrativas e ouviu reivindicações da Federação Pró Costa Atlântica, mesmo conteúdo do encontro a seguir com a diretoria da Sociedade Amigos da Praia da Baleia. O vereador Pedro Renato acompanhou os dois encontros. Em Barra do Una, além da associação do bairro, estavam representantes de Maresias, Juquehy, Vila Sahy e Baleia Verde.

Nas reuniões o prefeito solicitou a parceria das associações em ações administrativas, como por exemplo, no compartilhamento dos sistemas de monitoramento de câmeras para aumentar a segurança na região. Da mesma forma, Felipe disse que a prefeitura pode ser parceira em qualquer outra área cedendo mão de obra para outras iniciativas propostas pelas associações.

O chefe do Executivo lembrou que assumiu a prefeitura com uma dívida em torno de 70 milhões com fornecedores e obras não executadas, além de sérios problemas como a falta de previsão de compra de medicamentos, e serviços essenciais há meses sem receber, casos das empresas de ônibus e coleta de lixo.

Felipe Augusto explicou que na área educacional também não havia previsão de compra de materiais escolares e que lutou muito pela implantação do Cartão Educação no município. “Em momento de crise é importante que o dinheiro do município fique no próprio município, e é isso que vai acontecer com milhões nesse setor que irão parar nas papelarias credenciadas de São Sebastião. A forma como implantamos é tão boa que a Secretaria de Educação da capital pode copiar o nosso modelo”, enfatizou o prefeito.

Felipe Augusto informou que cortou gastos da máquina pública renovando contratos com descontos na média de 30%, e que isso foi primordial para dar o reajuste salarial dos servidores, na ordem de 12,72%, além de 25% de aumento nos valores dos vales refeição e alimentação. Essa foi a maior recomposição salarial concedida em toda a região do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Especificamente na Costa Sul, o prefeito destacou os trabalhos de recuperação de pontes e de manutenção no sistema de drenagem nos vários bairros. A limpeza das galerias e outros pontos de escoamento das águas foi importante para evitar os constantes alagamentos que sempre foram registrados na região no período chuvoso.

Nas duas reuniões, o prefeito recebeu pautas de reivindicações das associações de bairro que versaram sobre manutenção nos bairros, e questionamentos quanto a regularização fundiária e término e obras públicas iniciadas e não finalizadas na região como, casos do Hospital de Boiçucanga, Praça Pôr do Sol, escola de Juquehy e pavimentação da Avenida Mãe Bernarda, entre outras.

Sobre as obras o prefeito disse que todas serão finalizadas, mas que a prefeitura só pode reiniciar os trabalhos após perícias judiciais que estão detectando irregularidades nos serviços que foram pagos e não executados. Já a questão fundiária, o ele disse que uma nova legislação federal vai permitir ao município agilizar a emissão de títulos de propriedade, e que a legislação que criou as ZEIS também terá que passar por um novo processo de regularização. ⁠⁠⁠⁠FontePMSS Foto Celso Moraes