Na última sexta-feira (28/07), a prefeitura de São Sebastião, promoveu uma operação conjunta, onde várias secretarias e órgãos municipais trabalharam para conscientizar comerciantes sobre a venda de bebida alcoólica para menores de idade, visando solucionar problemas relacionados à aglomeração de jovens nos chamados “rolezinhos”, na Rua da Praia.

Participaram da ação a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), a Secretaria de Saúde (SESAU), Secretaria da Fazenda (SEFAZ), além da Polícia Militar (PM). As secretarias disponibilizaram Guardas Civis Municipais (GCM), Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, agentes de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, e fiscais de posturas, para colaborar. A intenção é continuar e intensificar esse tipo de ação conjunta nos finais de semana.

Segundo o secretário adjunto da SETRADH, Ubirajara Nascimento, a ação teve função preventiva, com o objetivo de orientar, não reprimir. “A intenção foi promover um trabalho intersetorial para poder, além de solucionar um problema imediato, que podem causar problemas maiores como consumo de álcool e substâncias ilícitas por menores de idade, fazer uma ação informativa, de orientação junto ao comércio, para evitar que aconteça”, frisou o secretário.

A iniciativa surgiu após reclamação da Associação dos Artesãos de São Sebastião, que se sentiam inseguros com relação aos “rolezinhos” que acontecem frequentemente na Rua da Praia. Na manhã de sexta-feira (28/07), os representantes da Associação e os representantes dos órgãos públicos envolvidos reuniram-se para discutir detalhes da operação que ocorreu no início da noite, por volta de 20h.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Edgar Celestino, a ação foi muito bem-sucedida, sem nenhuma ocorrência grave, apenas abordagens corriqueiras que acontecem naturalmente todo final de semana, e que a GCM tem trabalhado em harmonia com a Polícia Militar para proporcionar maior segurança para os munícipes. “Foi uma ação excelente, não houve ‘rolezinho’ e deu muito resultado”, comentou Solange Cavinatti, representante dos Artesãos.

Outras ações

O Comandante da Guarda Civil Municipal informou também que no último final de semana, agentes da Patrulha Maria da Penha, uma divisão da GCM que ampara vítimas de violência doméstica, apreendeu um indivíduo que desrespeitou medida protetiva que atende sua ex-esposa. Segundo a vítima, o homem a perseguia e ameaçava agredi-la no portão da casa. Celestino enfatizou ainda a importância da Patrulha Maria da Penha, que tem desenvolvido este trabalho de assistência às vítimas de violência doméstica que já estão sob medida protetiva.